Estação Itaim Paulista realiza testes gratuitos de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Na sexta-feira, (17), os usuários que passarem pela estação poderão realizar os testes de HIV e Sífilis gratuitamente, das 9h às 16h

qua, 15/07/2015 - 15h34 | Do Portal do Governo

A Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) da CPTM, realizará na sexta-feira, 17/07, testes gratuitos para HIV e sífilis. Os testes fazem parte da campanha de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A estação já conta com um display para distribuição de preservativos, que ficará no local até o dia 17 de agosto.

Na sexta-feira, os usuários que passarem pela estação poderão realizar os testes gratuitamente, das 9h às 16h. O atendimento será limitado à 150 testes.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista. Responsável pela campanha, a coordenadora do CTA Vângela Domingues explica que o objetivo é que as pessoas busquem o preservativo e recebam orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

“Há um pudor quando as pessoas buscam preservativo no CTA, pensando que vamos julgá-las. Na estação, há maior fluxo de pessoas e o display ficará à disposição de todos”, ressalta a coordenadora.

O display ficará disponível por 45 dias para os usuários da estação. No dia 17, um trailer ficará estacionado em frente ao local para a realização dos testes.

A ação no Itaim Paulista segue o mesmo modelo da realizada na Estação Guaianases. Na ocasião, foram distribuídos cerca de 250 mil preservativos em um mês e o CTA registrou o aumento na procura pelo serviço. “Nosso objetivo é que o display fique permanentemente na estação”, destaca Vângela Domingues.

Sobre DST

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, cerca de 734 mil pessoas são portadoras do HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) no Brasil, das quais 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

Os testes para diagnose são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos, o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes, principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

Serviço

Distribuição de Preservativos
Local: Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
Data: Até 17/08, segunda-feira
Horário: Das 4h à meia-noite

Teste de HIV e Sífilis
Local: Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
Data: 17/07, sexta-feira
Horário: Das 9h às 16h
Grátis

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos