Estação Itaim Paulista da CPTM recebe campanha contra DSTs

Nesta terça-feira, 14, das 9h às 16h, os usuários poderão realizar testes gratuitos de HIV e sífilis

seg, 13/06/2016 - 17h23 | Do Portal do Governo

A Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) da CPTM, recebe nesta terça-feira, 14, a campanha “Fique Sabendo”, de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Das 9h às 16h serão realizados testes gratuitos para sífilis e HIV – Vírus da Imunodeficiência Adquirida.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista. Um trailer ficará estacionado em frente à estação e a estimativa é de que sejam realizados cerca de 80 testes.

A estação já conta com um display para distribuição de preservativos, disponível aos usuários diariamente, sendo que mensalmente são distribuídas cerca de 70 mil camisinhas masculinas.

Responsável pela campanha, a coordenadora do CTA Vângela Rezende explica que, por preconceito, medo ou desconhecimento, as pessoas não buscam o CTA para se informar sobre DST ou buscar preservativos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença. Se as pessoas não vêm fazer o teste, nós vamos até elas”, ressalta.

Diagnóstico

Os testes para HIV são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. Principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto. Para quem não puder realizar a avaliação na estação, basta procurar o CTA mais próximo para diagnóstico.

Serviço

Campanha Fique Sabendo – Testes de HIV e Sífilis

Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira da CPTM

Data: Terça-feira, 14 de junho de 2016

Horário: das 9h às 16h

Grátis

Da CPTM