Estação da Luz recebe estande para consulta de títulos protestados

Até o dia 1º de dezembro, o público poderá obter informações sobre a existência ou não de protestos em seu nome

dom, 18/11/2012 - 20h04 | Do Portal do Governo

O estande do projeto itinerante “Protesto como Ferramenta para Recuperação de Crédito”, desembarca, nesta segunda-feira, 19, na Estação da Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Até o dia 1º de dezembro, o público poderá obter informações sobre a existência ou não de protestos em seu nome. As consultas poderão ser realizadas de segunda a sexta, das 7 às 19h; e no sábado, das 7h às 13h. No dia 20, feriado da Consciência Negra, o estande não abrirá.

A iniciativa é uma parceria entre a CPTM e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo. O programa tem o objetivo de orientar a população sobre o serviço do protesto. Ação semelhante já foi realizada, com sucesso, entre maio e agosto, nos postos do Poupatempo de Itaquera, Santo Amaro, Sé, Luz e Lapa. Na ocasião, foram consultados cerca de 56 mil CPF/CNPJ, dos quais mais de 6 mil estavam com títulos protestados. Por meio do projeto, cerca de 20% dos títulos protestados foram cancelados.

Entre setembro, outubro e novembro ocorreram eventos semelhantes nas estações Pinheiros, Santos Amaro e Palmeiras-Barra funda da CPTM, e nas estações Sé e Corinthians-Itaquera, do Metrô.

Consulta Gratuita

Qualquer pessoa pode abrir o banco de dados do Instituto e realizar uma consulta gratuita. Basta acessar o site www.pesquisaprotesto.com.br para saber se existe algum protesto contra seu nome. Identificando-o, deverá solicitar uma certidão para obter informações sobre quem o protestou. De posse dela, seguir os seguintes passos:

1) Procurar o credor para regularizar a situação;

2) Obter com o credor o título original (apresentado em cartório) ou carta de anuência contendo todas as informações sobre o título em papel timbrado (quando se tratar de pessoa jurídica) e firma reconhecida; 

3) Com a documentação acima, comparecer ao cartório para solicitar o cancelamento e realizar o pagamento das custas.

Da CPTM