Estação Barra Funda terá medição gratuita de glicemia e colesterol

Ação de prevenção e combate a doenças cardiovasculares será nesta quinta (26) e sexta (27)

qua, 25/09/2019 - 12h28 | Do Portal do Governo

Em alerta ao Dia Mundial do Coração, a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, receberá nesta quinta (26) e sexta-feira (27) uma grande ação de prevenção e combate às doenças cardiovasculares.

Das 9h às 16h, serão feitas medições gratuitas de colesterol total e glicemia em pessoas que passarem pela estação. Nos casos em que os índices estiverem acima do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, serão feitos, também, testes de colesterol fracionado.

A ação, que é realizada pela SDJ Diabetes Brasil em parceria com a MedLevensohnm, conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

De acordo com Dr. Alexandre Chieppe, diretor médico da MedLevensohn, empresa que contribuiu com 2 mil testes de colesterol e glicemia para que o evento ocorra, o colesterol alto e a diabetes são dois dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares que mais matam em todo o mundo: infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

No primeiro caso, quando o nível de LDL (colesterol ruim) no sangue está alto, este pode acoplar-se às paredes das artérias, formando placas de gordura e dificultando a passagem do sangue. “Quanto maiores as taxas, mais elevadas são as chances de ocorrer problemas cardiovasculares”, afirma.

Já a grande quantidade de açúcar no sangue pode causar problemas cardíacos, nos vasos sanguíneos e, também, nos olhos, rins e nervos. Como consequência direta ao coração, a diabetes tem a capacidade de gerar infarto. Existem dois tipos da doença, o 1, que normalmente aparece na infância ou na adolescência, e o 2, que se manifesta, geralmente, em pessoas acima dos 40 anos.

Por ano, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a doenças cardiovasculares no Brasil. “Combater o aumento desse tipo de gordura presente no organismo, sabendo que ele é um fator de risco para mortes, é uma forma efetiva de promover saúde para a população. Informação e prevenção são aliadas nessa luta”, destaca Dr. Chieppe.

No caso da diabetes, é preciso controlar o nível de glicose no sangue, realizando medições por meio de monitor de glicemia. Praticar exercícios físicos regulares e adotar alimentação saudável também são maneiras efetivas de se combater as consequências desta doença.

Serviço

Medição gratuita de colesterol e diabetes
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM
Data: Quinta-feira (26/9) e sexta-feira (27/9), das 9h às 16h
Grátis para passageiros

Da CPTM