Espetáculos, histórias e oficinas tomam conta do MIS na Maratona Infantil de junho

Museu oferece um dia inteiro de programações gratuitas voltadas para as crianças e suas famílias

sex, 17/06/2016 - 17h33 | Do Portal do Governo

O MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza, todos os meses, a Maratona Infantil que incluí um dia inteiro de programações gratuitas voltadas para as crianças e suas famílias. Em junho, traz espetáculos como 13 Gotas, da Cia BuZum! e, dando continuidade à parceria com o Sescoop/SP, apresenta, também, as peças As Aventuras de Peter Pan e Sininho, com a Cia Evoé; e Arraiá da Trupe, com Trupe Pé de Histórias.

No enredo de 13 Gotas, escrita por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, um laboratório em que dois cientistas “malucos” explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Já As Aventuras de Peter Pan e Sininho é um espetáculo infantil que utiliza do jogo lúdico do teatro de bonecos para contar a história do menino que não queria crescer; e Arraiá da Trupe traz o repertório musical resgata canções que valorizam os elementos culturais e as tradições das festas juninas com músicas, brincadeira e alegria.

Outro destaque é a exibição do filme Cassiopéia, de Clovis Vieira. O longa, com um roteiro lúdico, arrebata crianças e jovens de todas as idades e se baseia na valorização das virtudes humanas e as diversas referências culturais. O filme é ganhador do prêmio internacional Crystal Graphics de melhor animação e, na data, comemorará os 20 anos de seu lançamento.

Desde o ano passado, o MIS criou um espaço fixo de Troca de Figurinhas, para que as crianças (e adultos) possam compartilhar suas coleções e trocar suas figurinhas repetidas, dos mais variados álbuns. Além disso, em cada edição da Maratona há distribuição gratuita de um álbum diferente. A atividade acontece na área externa, das 10h às 16h.

A programação não se limitará apenas aos espetáculos, intervenções circenses, contação de histórias e oficinas variadas, mas, também, celebrará o Dia de Cooperar, ” Dia C” e servirá como ponto de partida para a união de todas as cooperativas paulistas engajadas nesse movimento.

Uma feirinha gastronômica completa o passeio do público, que contará com Pipocas Juquinha (pipocas doces e salgadas); Mini Gulaz (doces); e Delícias Geladas (gelinho).

Confira, a seguir, a programação completa da Maratona Infantil:

10h às 16h – Espaço de troca de figurinhas – Área externa
10h às 16h – Intervenções Circenses | Com Carolipa e Bartô – Área externa
10h às 16h – Instalação Desenho no Ar | Com a Casa do Brincar – Área externa
10h às 16h – Ateliê de Criatividade | Com núcleo Educativo do MIS – Sala Educativo*
10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h – Espetáculo 13 Gotas | Com BuZum! – Área externa*
10h, 11h, 13h, 14h, 15h – Oficina de Light Painting | Com Matiz Filmes – Sala de Interfaces*
11h, 13h e 15h – Contação de Histórias | Com a Cia Mapinguary – Auditório LabMIS*
11h e 14h – Espetáculo As Aventuras de Peter Pan e Sininho | Com a Cia Evoé – Área externa
11h e 14h30 – Sessão cinema – Filme: Cassiopeia – Auditório MIS*
12h e 15h – Oficina Historias Dobradas – Área externa*
12h30 e 15h30 – Histórias Pra Cantar, Músicas Pra Brincar | Com a Cia A hora da História – Área externa
13h30 e 16h30 – Espetáculo Arraiá da Trupe | com a Trupe Pé de Histórias*

Serviço

MARATONA INFANTIL | 19.06

HORÁRIO 10h às 17h

LOCAL Área externa do MIS, Auditório LABMIS, Auditório MIS, foyer MIS, sala de interfaces e educativo – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP

INGRESSO Gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)

CLASSIFICAÇÃO livre

Da Secretaria da Cultura