Especialistas do HSPE alertam que atividade física para perder peso deve ser gradual

Mudança de estilo de vida e hábitos alimentares também são aliados na perda de peso

sex, 04/01/2013 - 15h26 | Do Portal do Governo

Sempre indicado para manter a saúde e a qualidade de vida, o exercício físico é também um aliado na perda de peso, mas não o principal fator. “A atividade física pode acelerar a perda de peso, mas só acontece com a mudança de estilo de vida e hábitos alimentares”, pondera o médico do esporte e ortopedista Samir Daher, coordenador do ambulatório de Medicina do Esporte no Hospital do Servidor Público Estadual.

O especialista afirma que perder peso em tempo recorde não é muito saudável. O normal é a perda, em média, de um quilo por semana no início da dieta quando a pessoa é muito obesa. Depois de um período, pode chegar a um quilo por mês até atingir o peso ideal. “Acelerar a perda de forma extrema depois de um regime rigoroso aumenta a chance de voltar a ganhar peso”, explica o médico.

Os exercícios recomendados para perda de peso ou condicionamento físico são os aeróbicos, que estimulam a frequência cardíaca (caminhada, bicicleta ou corrida) e os exercícios de resistência (musculação). Podem ser realizados três a quatro vezes por semana durante uma hora.

“A pessoa com sobrepeso deve se preocupar, no início, com o treinamento resistido (musculação) para hipertrofia muscular. A musculatura ajuda na proteção das articulações dos membros inferiores que são sobrecarregadas na caminhada e, principalmente, na corrida”, observa o educador Adalberto Souza, professor de educação física e pós-graduando de Ciências da Saúde do Iamspe. “A musculatura bem desenvolvida acelera o metabolismo, facilitando a queima de calorias e o consequente emagrecimento”, acrescenta.

O professor adverte que toda pessoa que vai praticar atividade física deve ter a orientação de profissionais da medicina do esporte e da educação física. “Um exercício errado pode trazer prejuízos à saúde. Avaliações de rotina são importantes para diminuir os riscos do exercício físico, especialmente para quem possui algum tipo de doença”, observa.

Caso a pessoa seja portadora de hipertensão ou diabetes, por exemplo, deve manter a medicação para a prática de exercício, mas é importante procurar o médico para orientação. “As medicações podem ser ajustadas de acordo com o treino. Geralmente os indivíduos que praticam atividade física tendem a diminuir a dosagem e quantidade de medicação utilizada”, constata o dr. Samir.

Cuidados para a prática de exercícios

– O melhor horário é o da manhã; o organismo se adapta a outros períodos desde que mantidas a rotina e a frequência dos treinos.

– Evitar exercício de alta intensidade nos períodos noturnos.

– Deve-se fazer uma refeição leve até 1 hora antes dos exercícios, de preferência com carboidratos e frutas como a banana, que é rica em glicose e potássio, além de conter água.

– A hidratação deve ser permanente e a ingestão de água deve ser feita em pequenas quantidades, de forma contínua.

– Usar roupas leves e confortáveis que permitam a evaporação do suor. Em dias frios, usar agasalho, e ao término do exercício trocar a roupa molhada do suor por seca. Sempre utilizar tênis confortáveis.

– Durante o período de verão, evitar atividade física ao ar livre entre 11 e 14 horas.

– Os atletas esporádicos, de final de ano ou férias, devem adotar a prática moderada e progressiva de exercícios físicos.

– Procurar um especialista diante de qualquer sintoma diferente, como cansaço ou dores musculares. O bom senso deve prevalecer.

Do Iamspe