Especialista do Centro Paula Souza ensina como se preparar para um intercâmbio

Planejamento com antecedência e escolha consciente do destino são essenciais

qui, 28/03/2019 - 9h04 | Do Portal do Governo

Conhecer novas culturas e acumular experiências valiosas para o mercado de trabalho são objetivos frequentemente buscados por alunos que se aventuram em um intercâmbio no exterior. A oportunidade é incrível, mas também é necessário muito planejamento e preparação para evitar imprevistos e tornar a viagem uma experiência positiva e inesquecível.

A segunda edição do quadro 5 Dicas conversou com a coordenadora de mobilidade acadêmica da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza, Eloiza Lira. Confira algumas dicas para se dar bem no intercâmbio:

1- Escolha bem o seu destino

Você prefere clima frio ou quente? Fala quais idiomas? Tem dificuldades para se adaptar a costumes muito diferentes dos seus? As respostas a essas perguntas podem te ajudar a garantir a escolha do melhor destino para seu intercâmbio.

O conhecimento da língua do país para o qual o aluno deseja ir é algo a ser considerado, uma vez que, se o intercambista não tiver pelo menos o nível intermediário no idioma, pode enfrentar dificuldades para acompanhar as aulas. Após escolher o país, o estudante também deve pesquisar os cursos e disciplinas oferecidas pelas instituições de ensino, para assegurar, por exemplo, a possibilidade de aproveitamento de matérias quando ele retornar para o Brasil.

Por fim, para saber um pouco mais sobre as tradições dos habitantes da nação de destino, nada melhor que entrar em contato com quem já foi ao país. Converse com intercambistas e tire suas dúvidas.

2- Planejamento financeiro

Os custos devem ser considerados durante todo o processo de planejamento, tanto na hora de escolher o país e a cidade de destino quanto para definir o tipo de intercâmbio, uma vez que alguns modelos oferecem bolsa e ajuda de custo e outros não. “A conta deve considerar não apenas o valor da viagem em si, mas quanto o estudante precisará desembolsar para obter o visto e outras documentações necessárias, roupas específicas para o clima do local, seguro de viagem e de saúde, entre outras necessidades”, explica Eloiza.

É importante também estudar a cultura do país para planejar os gastos. Em alguns países, por exemplo, a população ainda tem o costume de pagar por produtos e serviços em dinheiro, então o uso do cartão de crédito pode ser limitado. O viajante também deve avaliar a escolha de mais de uma maneira para realizar operações financeiras, para evitar dores de cabeça no caso de perda ou roubo de cartões de crédito ou pré-pagos.

3- Documentos em dia

O primeiro passo é correr atrás do passaporte. Mesmo que você escolha viajar para países do Mercosul, que não exigem esse documento, o número do passaporte poderá ser necessário para que a instituição de destino elabore sua carta de aceitação. A próxima etapa é verificar como obter o visto de entrada e quanto tempo ele demora para ser emitido.

Outro passo essencial é a elaboração de um plano de estudos, no caso de intercâmbio acadêmico, para definir quais disciplinas serão cursadas, equivalência de créditos e outras informações específicas exigidas por sua faculdade e pela instituição de destino.

Não se esqueça também de fazer um seguro de saúde e um de viagem. Eles serão essenciais para garantir atendimento médico, assessoria jurídica, repatriação e apoio em caso de perda de bagagem.

4- Processo seletivo

Fique de olho nas oportunidades de intercâmbio de acordo com sua área de conhecimento, país e universidade desejados. “O estudante pode fazer um semestre ou um ano no exterior no intercâmbio acadêmico, mas também pode optar por realizar um intercâmbio de idiomas, em um período menor, de três ou quatro semanas”, afirma a especialista.

No caso do Centro Paula Souza, os editais costumam ser abertos no início de cada semestre. No momento, estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) já podem se inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. O intercâmbio é para o período de seis meses e os alunos podem optar por cursos na Argentina, na Bélgica, no Chile, na Espanha, no México ou em Portugal. É possível se inscrever até 31 de março neste link.

5- Determinação

Depois do planejamento, chega a hora de partir. Nessa hora, o aluno precisa ter a segurança e a determinação necessárias para viver em uma cultura diferente, longe da família e amigos, absorvendo uma nova cultura e conhecendo novos lugares. A princípio pode parecer algo assustador, mas a experiência pode ser enriquecedora para a vida acadêmica, profissional e pessoal.

Dica bônus: Quanto antes, melhor

Comece a se planejar com antecedência: de seis meses a um ano antes da viagem. Isso é necessário não apenas para garantir que haverá tempo para obter documentações, mas para que o aluno tenha tempo de poupar e planejar as finanças antes de viver essa aventura.

Sobre o 5 Dicas 

5 Dicas é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza que traz informações sobre diferentes assuntos, de maneira clara e objetiva, por meio de entrevistas com professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Participe com sugestões em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Do Centro Paula Souza