Espaço de Leitura tem programação especial de Carnaval

São oficinas, contação de histórias e teatro no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital

qua, 30/01/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Espaço de Leitura do Parque da Água Branca não para no Carnaval. Confira a programação para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro.

9 de fevereiro, sábado

11 horas: Oficina de música e brincadeiras – Aprendendo a ouvir
Com bandaMirim

Destinada a crianças a partir de 4 anos, a proposta desta atividade é sensibilizar musicalmente os participantes, além de apresentar exercícios e jogos teatrais. De uma maneira divertida, o grupo tem o objetivo de proporcionar aos participantes a experiência de ouvir o outro, os sons, os ritmos e a melodia. Vamos aprender a ouvir?

15 horas: Contação de histórias – Histórias de liquidificador
Com Cia. Bicicletas Voadoras

Um espetáculo de narrativa que nasce da plateia: histórias, sentimentos, personagens e lugares são sugeridos e anotados para, na sequência, serem jogados no ‘liquidificador’ da mente e chacoalhados até se transformarem numa história inédita, criada ao vivo, de improviso. A Cia. O espetáculo vai conduzir o público a criar uma história a partir do tema “Meios de comunicação”. Uma brincadeira divertida e interativa.

10 de fevereiro, domingo

11 horas: Oficina de quadrinhos – Enquadrinhando
Com Paulo Stocker

Inspirado em seu personagem Clóvis, Paulo Stocker vai propor aos participantes desta oficina a criação de uma história em quadrinhos. Para isso, os participantes vão mergulhar no mundo dos quadrinhos, que são poderosos ao transmitir mensagens, ideias, pensamentos, questionamentos. Uma experiência muito divertida e construtiva para a criançada.

15 horas: Apresentação teatral-musical – Revolução digital – o show
Com Pocilgas & Cia

O espetáculo trata das mudanças nos meios de comunicação nas últimas décadas e mistura o brega, o divertido e o carnavalesco na música. O grupo teatral e musical Pocilgas & Cia já é conhecido e premiado por suas peças infantis que misturam música tocada ao vivo, bonecos, dança e muita diversão. Agora, estreia esta peça produzida especialmente para o Espaço de Leitura. Uma das músicas compostas narra o divertido encontro de uma máquina de escrever e um computador, outras falam do tempo em que ainda escrevíamos cartas à mão que demoravam meses para chegar ao destino.

12 de fevereiro, terça-feira

11 horas: Oficina de poesia – Poesia, coisa de criança
Com Giba Pedroza

A proposta desta oficina é disseminar o gosto por falar, ouvir e criar poesia. As crianças têm muita familiaridade com a palavra usada como brinquedo, como trava-línguas, língua do “p” etc. Utilizando o brincar com as palavras, Giba Pedroza vai conduzir a atividade em três momentos: no primeiro serão degustadas diferentes formas de poesia; no segundo, serão propostos exercícios lúdicos de criação de poesia; e no terceiro será realizado um pequeno sarau, para que todos possam recitar suas criações. Uma atividade para adultos e crianças participarem juntos. Venha se divertir!

15 horas: Apresentação teatral-musical – Revolução digital – o show
Com Pocilgas & Cia

O espetáculo trata das mudanças nos meios de comunicação nas últimas décadas e mistura o brega, o divertido e o carnavalesco na música. Nesta peça feita especialmente para o Espaço de Leitura, uma das músicas compostas pelo grupo narra o divertido encontro de uma máquina de escrever e um computador, outra fala do tempo em que ainda escrevíamos cartas à mão que demoravam meses para chegar ao destino.

Exposições

Clovis e a arte de se comunicar sem palavras – até 28 de fevereiro

A exposição é composta por 12 painéis, com tirinhas do artista Paulo Stocker, que, por meio de seu personagem Clovis, reflete com poesia e simplicidade a relação que estabelecemos com os meios de comunicação, em tirinhas sensíveis e bem-humoradas.

Conte sua história – até 28 de fevereiro

Todo mundo tem uma boa história para contar. E quem também não gosta de ouvir uma história bem contada? “Conte sua história” é uma exposição interativa que registra a história de quem quiser contar e a exibe para quem quiser ouvir. A ambientação de casa da vovó cria um clima aconchegante para que as pessoas contem uma história real ou ficcional. Do lado de fora do quiosque, uma TV e pufes estão dispostos para quem quiser assistir às histórias contadas dentro da casinha. Também estão sendo distribuídos três “Jogos de criação de histórias” com os temas: terror, folclore e contos de fadas. Cada jogo possui 30 cartas com imagens relacionadas ao tema, como mula sem cabeça, cemitério, maçã. A intenção é motivar as crianças a contar histórias a partir das imagens.

Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é um projeto sociocultural e educativo idealizado pelo Instituto Poiesis de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e viabilizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). Sediado no Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital, o Espaço de Leitura oferece aos cidadãos, em especial as crianças de 0 a 12 anos, acesso à leitura e, principalmente, a descoberta do prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação. Nesse sentido, além do acesso gratuito ao acervo variado de livros e publicações, disponíveis no Parque da Água Branca em nove quiosques temáticos, a ação realiza atividades culturais e educativas, voltadas tanto para entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social, como para o público visitante do Parque e terça a domingo, das 9 às 18 horas.

Serviço

Espaço de Leitura

Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas

Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – São Paulo/SP

Telefone: (11) 2588-5918

*Em caso de chuva, os eventos são cancelados

contato.espacodeleitura@gmail.com 

twitter.com/leituranoparque 

http://leituranoparque.wordpress.com 

www.facebook.com/espacode.leitura /leituranoparque.wordpress.com

Da Assessoria de Imprensa do Espaço de Leitura