Espaço de Leitura realiza contação de histórias em Libras, a língua brasileira dos sinais

Oficinas de criar histórias e brincadeiras estão entre as atividades que serão oferecidas ao público no Parque da Água Branca neste fim de semana

sex, 07/12/2012 - 20h05 | Do Portal do Governo

O Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), sediado no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, realiza nos dias 8 e 9 de dezembro atividades culturais e educativas com o objetivo de despertar o interesse das crianças pela leitura e pela criação de histórias. Dentro da programação, está prevista uma contação de histórias utilizando a língua brasileira dos sinais (Libras).

No sábado (8), às 11 horas, o Núcleo Pé de Zamba abre a programação com o “Atelier de Histórias”, oferecendo ao público uma série de brincadeiras populares, jogos divertidos e cantigas a partir de um baú de onde serão tirados os objetos que darão origem a todas as atividades. O Grupo de Teatro Cia Lazzo se apresenta às 15 horas, com a peça “África: um continente de histórias”, que retrata a África, suas tribos, batalhas e a vida dos africanos.

A educadora Mirela Estelles realiza no domingo (9), às 11 horas, uma oficina de criar e contar histórias com o auxílio do público presente. Às 15 horas, a educadora se une a Amarílis Reto para realizar a contação da história “Mãos de vento e olhos de dentro de Lô Galasso”, sobre a trajetória de dois amigos que descobrem como compartilhar o que vêem. Esta narração será feita também na língua brasileira dos sinais (Libras).

Até 31 de dezembro

Além dos eventos programados para o fim de semana, o público poderá participar das exposições em cartaz até 31 de dezembro, a “Conte sua História” e a “Bichos do Brasil”. A primeira permite ao público compartilhar sua história e registrá-la em vídeo, para depois ser exibida em TVs pelo parque.

A “Bichos do Brasil” possui doze painéis e onze totens espalhados pelo parque, com ilustrações de bichos brasileiros, com os quais a criançada poderá interagir ao colocar adereços nos animais e descobrir onde estão o macho e a fêmea.

As atrações do Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo são gratuitas e tem a classificação livre.

Sobre o Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é um projeto sociocultural e educativo idealizado pelo Instituto Poiesis de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e viabilizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Sediado no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, o Espaço de Leitura oferece aos cidadãos, em especial as crianças de 0 a 12 anos, acesso à leitura e, principalmente, a descoberta do prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Nesse sentido, além do acesso gratuito ao acervo variado de livros e publicações, disponíveis no Parque da Água Branca em nove quiosques temáticos, a ação realiza atividades culturais e educativas, voltadas tanto para entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social como para o público visitante do Parque, de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

Serviço – Espaço de Leitura

Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2588-5918
e-mail: contato@espacodeleitura.org.br

Agendamento de visitas educativas

O Espaço de Leitura, por estar diretamente vinculado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), atende entidades sociais de terça-feira a domingo.

Mais informações: (11) 2588-5811, com David Mohr – producao1@espacodeleitura.org.br.