Espaço de Leitura promove atividades que retratam os animais brasileiros

A programação deste fim de semana contará com oficinas de arte, teatro e narração de histórias de bichos

sex, 26/10/2012 - 18h18 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, o Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) oferece gratuitamente atividades para o público frequentador do Parque da Água Branca, em Perdizes, zona oeste da capital. As oficinas e apresentações fazem parte da programação que homenageia os bichos da fauna brasileira.

No sábado, 27, às 11 horas, o grupo musical “Nhambuzim” coordenará uma oficina de instrumentos musicais com materiais recicláveis, com os quais será possível construir um cenário repleto de figuras animais. Às 15 horas, o público terá a oportunidade de assistir à peça “A Arca de Noé”, representada pela Cia Girasonhos, baseada na obra de Vinícius de Moraes e na adaptação de Ruth Rocha.

O escritor César Obeid inicia a programação do domingo, 28, às 11 horas, com a narração de histórias de bichos ilustradas com figuras de barbante. Ao final da narrativa, o escritor convidará a plateia a criar os seus próprios animais a partir de um simples pedaço de barbante.

Na parte da tarde, às 15 horas, o grupo “Nhambuzim” retorna ao Espaço de Leitura para uma apresentação junto com as crianças do Coral Arrastão e o grupo Arrastalata, ambos integrantes do Arrastão Movimento Comunitário de Promoção Humana, entidade assistencial localizada em Campo Limpo, na zona sul da capital. Serão apresentadas dez canções, cada uma delas dedicada a uma espécie da fauna brasileira.

Exposição “Bichos do Brasil”

Até 31 de dezembro, o público poderá visitar a exposição “Bichos do Brasil”, formada por onze totens com ilustrações de animais brasileiros e doze paineis que trazem imagens como o tatu, o peixe-boi, a arara-azul, o lobo-guará, o jabuti, o jacaré- do-Pantanal, o tamanduá-bandeira, a onça-pintada, entre outros. As crianças ainda poderão interagir com os paineis ao colocar adereços nos animais para descobrir onde estão o macho e a fêmea.

Sobre o Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é um projeto sociocultural e educativo idealizado pelo Instituto Poiesis de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e viabilizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Sediado no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, o Espaço de Leitura oferece aos cidadãos, em especial as crianças de 0 a 12 anos, acesso à leitura e, principalmente, a descoberta do prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação. Nesse sentido, além do acesso gratuito ao acervo variado de livros e publicações, disponíveis no Parque da Água Branca em nove quiosques temáticos, a ação realiza atividades culturais e educativas, voltadas tanto para entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social, como para o público visitante do Parque, de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

Serviço

Espaço de Leitura
Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Local: Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2588-5918
E-mail: contato.espacodeleitura@gmail.com

Obs: Em caso de chuva, os eventos serão cancelados

Do Fussesp