Esculturas gigantes do australiano Ron Mueck chegam à Pinacoteca

Mostra vem a São Paulo após percorrer com grande sucesso um circuito de importantes museus e galerias ao redor do planeta

ter, 18/11/2014 - 20h04 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado, recebe, de 20 de Novembro de 2014 a 22 de Fevereiro 2015, mostra do escultor australiano Ron Mueck. Concebida pela Fondation Cartier pour l’art contemporain, de Paris, com curadoria de seu diretor, Hervé Chandès, e de sua curadora associada Grazia Quaroni, a mostra vem a São Paulo após percorrer com grande sucesso um circuito de importantes museus e galerias ao redor do planeta.

As esculturas de Mueck cativam pela mudança nas dimensões de escala e realismo dos personagens, cujos gestos sutilmente expressam situações cheias de vida e mistério. Uma exposição de Ron Mueck é um evento incomum e fez sucesso por onde passou: Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Mueck se inscreve na tradição escultórica de representação da figura humana. Os temas, materiais e técnicas utilizados fazem dele um autor original, inovador e contemporâneo. Mueck trabalha lentamente seu pequeno estúdio no norte de Londres, onde o tempo é um importante elemento para o seu processo criativo. O detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão longe do realismo acadêmico, hiper-realismo ou da pop art. Suas obras não descrevem pessoas reais ou situações, mas a obsessão com a verdade falada de um artista que busca a perfeição e é extremamente sensível com a forma e a matéria. Empurrando a verossimilidade ao limite, Mueck cria obras secretas, meditativas e fascinantes. Uma mãe com seu filho, casais jovens ou adultos que variam entre estados de tensão e calma e um homem nu em um barco à deriva, são algumas das imagens que fazem parte da exposição. Obras que encerram uma interioridade vital e profunda, capazes ao mesmo tempo de expressar a perfeição técnica do artista e sua obsessão com a verdade.

Mueck utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir fielmente cada detalhe da anatomia humana e construir esculturas que tematizam pinturas de vida e morte. Suas obras evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental. Em diferentes escalas, o artista amplia ou reduz muito o tamanho dos corpos para criar situações que movimentam o espectador.

Dentre as obras apresentadas, Still Life (Natureza morta, 2009) faz parte da tradição clássica do gênero, Woman with sticks (Mulher com galhos, 2008) se inclina para trás em um feixe de lenha e nos lembra contos de bruxas. Drift (A deriva, 2009) e Youth (Juventude, 2009) parecem inspirados por manchetes, mas também evocam obras passadas. Outras esculturas de Ron Mueck, como o grande auto-retrato adormecido Mask II (Máscara II, 2002), chocam os sonhos em realidade.

A exposição terá ainda o catálogo Ron Mueck, livro referencial sobre seu trabalho artístico. Concentrando-se nas obras que compõe a mostra, revê em seus textos 20 anos da produção, as origens e trajetória do artista. Esta publicação poderá ser adquirida na loja física e virtual da Pinacoteca.

Sobre o artista

Ron Mueck nasceu em Melbourne, Austrália, em 1958. A partir do ano de 1996, em colaboração com sua sogra Paula Rego, produz uma série de pequenas figuras como parte de uma exposição que ela estava realizando na Galeria Hayward de Londres. Começa a abandonar gradativamente a produção de maquetes e modelos para o cinema e a televisão. A transição de artesão a artista se completa quando é descoberto por Charles Saatchi, que começa a colecionar suas obras e o consagra com grande valor no mercado de arte. Saatchi elege Dead Dad, uma escultura de pequena escala do pai morto e desnudo de Mueck para a exposição Sensation en el Royal Academy em 1997. Essa exposição inclui também outros novos artistas britanicos como Damien Hirst e os irmãos Jake y Dinos Chapman.

Em 2001, Mueck obtém grande aceitação internacional e se destaca como um dos artistas mas originais da arte contemporânea com Boy, um enorme menino agachado de 5 metros de altura que foi exibido no Milenium Dome e na 49ª Bienal de Veneza.
Ron Mueck não concede entrevista, nem mesmo antes de novas exposições. Vive e trabalha em Londres.

Serviço

Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 02 – Luz – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h.
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca)
R$ 6 (inteira) e R$ 3 (estudante)
Grátis as quintas, após as 17h, e sábados.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Classificação livre

Da Secretaria da Cultura