Escreve Cartas do Poupatempo comemora 15 anos

Programa de voluntariado já realizou mais de 340 mil atendimentos

seg, 24/10/2016 - 9h13 | Do Portal do Governo

O Escreve Cartas, programa de inclusão que está presente no postos Poupatempo de Itaquera, Santo Amaro e São Bernardo do Campo, completa 15 anos. Desde o início das atividades, já são mais de 340 mil atendimentos realizados. Atualmente, o projeto conta com o apoio de mais de 200 voluntários.

Criado em 2001, o Escreve Cartas foi inspirado na personagem Dora, interpretada pela atriz Fernanda Montenegro no premiado filme Central do Brasil, de Walter Salles. No longa, Dora escreve cartas para analfabetos na Estação Central, no Rio de Janeiro.

Verba volant, scripta manent (palavras faladas voam para longe, palavras escritas permanecem)

Na contramão da era digital, onde as relações humanas tornaram-se cada vez mais frias e distantes com as mensagens virtuais, diariamente, milhares de histórias se cruzam através das linhas escritas pelos voluntários do programa. Em cada frase uma emoção, em cada letra uma esperança. Pelas mãos do Escreve Cartas passam os caminhos presentes e futuros de cidadãos de diferentes sotaques, etnias e destinos. Passam a saudade de uma mãe pelo seu filho distante, o arrependimento de quem busca o perdão da família, o amor do casal apaixonado e a vida de quem tem muito para contar, mas que não podia escrever.

Entre os pedidos mais comuns, está o auxílio para escrever cartas para programas de TV, especialmente os que prometem algum tipo de assistencialismo, como reencontrar parentes ou ajuda financeira. Também são comuns os pedidos de cartas para políticos, reclamando promessas não cumpridas e falando das dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Além da escrita de cartas para pessoas analfabetas, o programa auxilia no preenchimento de formulários, para quem tem dificuldades, e na elaboração de currículos, para quem está desempregado e busca recolocação profissional.

A solidariedade e o amor dos voluntários do Escreve Cartas são os traços mais evidentes de quem está disposto a ajudar a escrever uma nova história para aqueles que mais precisam.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 512 milhões de atendimentos. Atualmente, conta com 72 postos instalados na Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral, além de uma unidade móvel, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo, foi eleita a melhor empresa do Brasil no setor de indústria digital, no ranking Melhores & Maiores 2016 da revista Exame.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br
(11) 3247-1384 / 1391