Escolas estaduais podem se inscrever até domingo no 6º Grande Desafio da Unicamp

Final, com teste dos equipamentos, acontece no dia 16 de junho, em Campinas

sáb, 09/06/2012 - 12h07 | Do Portal do Governo

Alunos de todo o Estado podem se inscrever, até este domingo, 10, no 6º Grande Desafio do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A final do desafio, que já premiou alunos de unidades da rede nos anos anteriores, acontece no dia 16 deste mês. Neste ano, estudantes devem fazer projetos que atendam ao tema “Auxiliar no desassoreamento e na despoluição de um lago”. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de domingo. Os interessados podem consultar as informações e se inscreverem no site oficial do 6º Grande Desafio: www.mc.unicamp.br/6-grandedesafio.

Podem participar equipes formadas por dois a seis alunos, em quatro categorias, entre elas Ensino Fundamental A para classes de 6º e 7º anos; Ensino Fundamental B, para 8º e 9º anos; Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Grande Desafio é desenvolvido anualmente em parceria entre a Unicamp e o Instituto Sangari. O objetivo é incentivar os estudantes a aplicar os conhecimentos adquiridos na escola, valorizando o enriquecimento intelectual e as relações sociais. Neste ano, os participantes devem construir um equipamento capaz de auxiliar no desassoreamento e despoluição de um lago.

Os equipamentos produzidos pelos alunos serão utilizados durante a final, no dia 16 de junho, em uma arena montada pela organização do evento. O espaço onde os equipamentos desenvolvidos pelos competidores serão colocados em prática vai simular um lago assoreado e poluído. Os estudantes também vão passar por uma banca de examinadores para contar como foi o processo de desenvolvimento do projeto. O objetivo da apresentação é que a banca avalie todo o processo, não apenas o resultado do aparato construído.

O dirigente regional de ensino da Campinas Leste, professor Nivaldo Vicente, destaca a importância do Grande Desafio. “O interessante deste desafio da Unicamp é que ele sempre traz temas atuais, o que faz com que os estudantes desenvolvam trabalhos que têm relação com situações comuns ao seu meio”, diz o professor.

As conquistas dos anos anteriores têm se tornado um motivador para que outros estudantes participem do Grande Desafio, como é o caso dos alunos do professor de biologia Alan Barbosa de Paiva. No ano passado, a equipe Ciência em Consciência, da Escola Estadual Frei Dagoberto Romag teve seu projeto vencedor como Equipe Comunitária entre todas as categorias. Neste ano, o professor é orientador do mesmo grupo, além de outro projeto na mesma unidade e mais dois na Escola Estadual Professora Elza Facca Martins Bonilha, todas na cidade de Campo Limpo Paulista. “Os alunos adoram participar do projeto e se dedicam ao propósito. Eles estão trabalhando muito no equipamento. Eles se empolgam e mobilizam até os pais, que ajudam na compra dos materiais”, conta o professor, que ensina técnicas de robótica aos alunos que orienta.

Além da escola estadual localizada em Campo Limpo Paulista, a Escola Estadual Professora Dorti Zambello Calil, situada em Nova Odessa, também teve um projeto entre os vencedores. O grupo GROAP foi vencedor na categoria Ensino Médio como o projeto mais criativo.

Durante os preparativos, os orientadores – que podem ser professores ou não – participaram de oficinas oferecidas pelo Museu Exploratório de Ciências e os alunos que já se inscreveram puderam participar de testes nos dias 19 e 26 de maio e 2 de junho.

A final do evento acontece no dia 16 de junho, das 9 às 17 horas, no Ginásio da Unicamp, na Cidade Universitária, em Campinas.

Da Secretaria da Educação