Escolas do interior paulista recebem o Show Científico

O objetivo da apresentação interativa é despertar o interesse e a curiosidade sobre os segredos e mistérios da natureza, explicados pela Física

dom, 02/09/2012 - 13h19 | Do Portal do Governo

O Programa Escola da Família está levando o “Show Científico” aos alunos das escolas das Diretorias de Ensino de Miracatu, Registro e Pindamonhangaba.

A ação, de caráter experimental, consiste em uma apresentação interativa para públicos numerosos, cujo objetivo é despertar o interesse e a curiosidade em todas as faixas etárias sobre os segredos e mistérios da natureza, explicados pela Física. Não só crianças, mas os adultos também estão convidados a acompanhar o show.

O “Show Científico” também realiza uma abordagem prática sobre assuntos que não se encerram nas salas de aula, pelos quais a comunidade aprende ludicamente as práticas de reciclagem; redução de lixo; as principais propriedades do ar, da água, etc., recebendo informações importantes para sua saúde.

Três municípios já receberam o Show de ciências:

– Itariri (DE de Miracatu), no dia 19 de agosto, na Escola Estadual Clay Presgrave do Amaral, com um público de 250 pessoas.

– Registro, no dia 25 de agosto, na Escola Estadual José Pacheco Lomba, com a presença de 780 pessoas.

– Pindamonhangaba, também no dia 25 de agosto, na Praça do Quartel, com a presença de 210 pessoas.

A apresentação tem duração média de uma hora e acontece aos domingos, a partir das 14h. A participação das famílias com os alunos, a interação e a satisfação de quem fez parte dos shows superaram positivamente as expectativas dos promotores do Programa Escola da Família da FDE.

O “Show Científico” é mais uma ação que busca ampliar os horizontes culturais dos grupos sociais, considerando a importância do fortalecimento do espaço educacional durante todos os dias da semana, para que pais e escola sejam permanentemente mais próximos.

Assim, o Programa Escola da Família, de acordo com suas diretrizes, continua desenvolvendo a cultura de paz, promovendo a inclusão social e o protagonismo juvenil, estimulando as comunidades intra e extraescolares a se apropriarem com responsabilidade de seus espaços.

Da FDE