Escolas da rede estadual têm aumento no número de grêmios estudantis

De acordo com pesquisa feita pela Secretaria da Educação, 70% das unidades mantêm agremiações ativas

qui, 08/01/2015 - 15h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação divulgou nesta quarta-feira, 7, um levantamento que mostra que o ano letivo de 2014 na rede estadual terminou com 3.477 escolas de Ensino Médio com grêmios estudantis ativos. O número corresponde a 70% de unidades em todo o Estado. De acordo com a pesquisa, em apenas dois anos cerca de 100 novos grupos foram criados.

Na cidade de São Paulo, as agremiações têm papel fundamental na gestão das escolas. Os líderes atuam nas áreas de comunicação, cultura, esporte, e social, além de ajudarem em atividades que melhoram o aprendizado, como a promoção de cursos e debates, e em projetos que podem mudar o comportamento dos estudantes. Outra função dos grêmios é aproximar ainda mais as comunidades das escolas.

“Os grêmios estimulam a atuação democrática do aluno. Ao lado de professores e diretores, eles são importantes na rotina das escolas. Por isso, a Secretaria incentiva a formação de novas chapas e grupos. Além disso, utilizamos os recursos tecnológicos para que o debate de novas ideias possa acontecer inclusive nas férias escolares”, destaca o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Página exclusiva no Portal da Educação

No Portal da Educação, alunos e professores podem acessar a página exclusiva dedicada ao Grêmio Estudantil e elaborar as ações do grupo no período de férias escolares.

O novo endereço eletrônico reúne imagens, vídeos e exemplos de boas práticas realizadas em diferentes municípios paulistas. O espaço traz ainda um passo a passo para começar um grêmio e dicas sobre comissão, estatuto, funções do colegiado, Assembleia Geral, eleição e renovação de liderança. Um dos objetivos é incentivar a formação de novos grupos em 2015.

Da Secretaria da Educação