Escola estadual de Rio Preto recebe nova pintura feita por reeducandos do sistema semiaberto

Governador Geraldo Alckmin acompanhou a ação. Mais de 1700 reeducandos estão recebendo requalificação em projeto do Via Rápida Expresso, que oferece curso de pintura com aulas práticas em escolas públicas.

seg, 17/07/2017 - 15h19 | Do Portal do Governo
O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, visitou o Programa Via Rápido Expresso – Pintura nas Escolas. Local: Sâo José do Rio Preto/SP. Data: 16/07/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, visitou o Programa Via Rápido Expresso – Pintura nas Escolas. Local: Sâo José do Rio Preto/SP. Data: 16/07/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, visitou o Programa Via Rápido Expresso – Pintura nas Escolas. Local: Sâo José do Rio Preto/SP. Data: 16/07/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Estado tem 294 escolas, hospitais, equipamentos públicos sendo recuperados, pintados e restaurados pelo programa
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Escola Estadual Oscar Salgado Bueno recebeu nova pintura, feita por reeducandos que cumprem regime semiaberto

O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta segunda-feira, 17, o serviço de pintura da Escola Estadual Oscar Salgado Bueno, em São José do Rio Preto, executado por reeducandos do regime semiaberto. Durante o mês de julho, outras 67 unidades em 40 municípios participam do programa Via Rápida Expresso, de qualificação profissional, que oferece aulas práticas de pintura em prédios públicos. A ação é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Administração Penitenciária (SAP).

“Hoje são 294 escolas, hospitais e equipamentos públicos que estão sendo pintados e restaurados pelos reeducandos. Eles fazem um curso, aprendem uma profissão e executam o trabalho com capricho. Para cada três dias trabalhados, eles ganham uma dia de remissão da pena. Eles fazem o trabalho com capricho, sem custo para o governo, que assim cumpre sua tarefa de reeducação”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. As cidades foram escolhidas de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza atividades práticas de manutenção e limpeza nos prédios.

O projeto, iniciado no ano passado, profissionalizou 1.550 presos e contemplou 48 escolas em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a sua ampliação. Em 2017, serão qualificados até o final do mês de julho 2.720 reeducandos e beneficiadas 115 escolas.

De acordo o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, a ação é fundamental para reinserção do reeducando na sociedade. “A reintegração de apenados nem sempre é uma tarefa fácil. Por um lado há o preconceito das pessoas e por outro, a preocupação de como fazer o restabelecimento com dignidade e de forma eficaz. O Governo encontrou a fórmula de sucesso, trabalho e educação, que é o primeiro passo para o processo de recuperação e inclusão social”, acrescentou.

Para o secretário de Estado da Educação José Renato Nalini, a ideia é oferecer à comunidade um equipamento recuperado. “Os executores dessa ação recuperam igualmente o valor conferido ao trabalho honesto e evidenciam o propósito de se dedicar inteiramente a ele, em lugar de perseverarem na senda do crime”, salienta.

Segundo o secretário da SAP, Lourival Gomes, a interação entre as secretarias é a matéria-prima para o sucesso do programa Via Rápida Expresso. “Na ação todos ganham, os usuários dos equipamentos públicos, o Estado porque proporciona mão de obra qualificada e os reeducandos que, além de aprenderem um ofício, ainda reduzem a pena”, explica.

 

Sobre o Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semiaberto , internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil  para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.