Escola estadual da zona leste terá festival de hip-hop neste sábado

O evento será o segundo de cinco concursos do gênero musical que a Secretaria da Educação promoverá por meio do projeto “Hip-hop Ensina”

sex, 15/06/2012 - 17h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza neste sábado, 16, às 12h, o segundo festival do projeto “Hip-hop Ensina”. As apresentações acontecerão na Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli, em Itaquera, na zona leste da capital. São esperadas cerca de 800 pessoas no evento, que contará com as participações especiais dos rappers Xis e Anderson Camorra e da equipe de dança B.Boys.

Foram selecionadas 15 composições para participar do festival, desenvolvido por meio do programa Escola da Família e pelo projeto Ações Preventivas na Escola, ambos da Secretaria da Educação. Os trabalhos foram produzidos pelas comunidades escolares de unidades estaduais da capital.

As composições têm conteúdo educativo e abordam temas como riscos do uso de álcool, tabaco e drogas, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, combate à violência e discussão das igualdades de gêneros ou de etnias.

“Nosso principal objetivo é utilizar o potencial da cultura juvenil para trabalhar a questão da prevenção no ambiente escolar. Nesse sentido, o hip-hop tem se mostrado um veículo eficaz nos processos de aprendizagem”, explica Rubia Carla do Prado, membro da equipe do Escola da Família e uma das idealizadoras da ação.

O festival terá comissão julgadora composta por júri técnico e artístico, que avaliará aspectos como interação com o público, abordagem do tema, proposta artística, performance, entre outros critérios.

“Essa ação é muito importante porque o hip-hop está ligado à cultura de rua de uma maneira muito sadia. Por meio da dança, do grafite, ou escrevendo suas poesias os participantes podem ampliar seus horizontes culturais. Com certeza todos os envolvidos nunca mais esquecerão dessa experiência”, enfatiza o rapper Xis.

Próximos festivais

Serão agendadas mais três etapas do projeto em outras unidades do Estado. Os três melhores classificados de cada etapa serão premiados com troféus. Entre os que tiverem a primeira colocação em cada um dos eventos, será escolhido um artista para representar o programa Escola da Família no Encontro Paulista de Hip-Hop, a ser realizado em novembro.

“O nosso grupo tem 15 anos e para nós foi uma experiência muito importante, já que tivemos oportunidade de divulgar nosso trabalho e passar uma mensagem tão positiva”, relata Ricardo da Silva Pinho, 28 anos, integrante do grupo Espírito de Rua, que venceu o primeiro festival do projeto, realizado no dia 31 de março na Escola Estadual Professora Josepha de Sant’Anna Neves, em São Sebastião.

Sobre o programa Escola da Família

Com o objetivo de aproximar sociedade e escola, desde 2003, o Escola da Família promove a integração entre estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos da iniciativa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.

Da Secretaria da Educação