Escola da rede estadual vence etapa do Prêmio Gestão Escolar com projeto sustentável

E.E. Antonio Kassawara Katutok foi escolhida para representar a região Sudeste na etapa nacional

sex, 27/11/2015 - 17h11 | Do Portal do Governo

Um ambiente tranquilo, com mais de 100 espécies de árvores, onde o silêncio é quebrado pelo canto dos pássaros e pelo bate papo dos alunos. Este é um dos cenários da E.E. Antonio Kassawara Katutok, localizada no município de Gabriel Monteiro, na região de Birigui, que desenvolveu um projeto de sustentabilidade e foi a vencedora da categoria regional do Prêmio Gestão Escolar.

Os alunos da escola criaram diversas ações sustentáveis: a instalação de um sistema econômico e ecológico de captação de água, um bosque, uma horta, processo de compostagem e uma ação contra o desperdício de alimentos. Todos os processos são interligados. A água da chuva captada é utilizada para regar o bosque e a horta, as verduras colhidas na horta são usadas na merenda e os alimentos desperdiçados na merenda são transformados em adubo no processo de compostagem e utilizado na própria horta da escola.

O protagonismo juvenil que permeia todas as ações pedagógicas da escola e a gestão democrática e colaborativa, na qual todos têm autonomia, fizeram com que os alunos conquistassem o primeiro lugar na 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar, no “Destaque Estadual”. Agora eles estão representando a região Sudeste, na Etapa Regional.

“É uma honra representar a região Sudeste. Além de ser um reconhecimento, é também um incentivo, e tudo isso mostra que estamos no caminho certo, fazendo aquilo que é necessário para contribuir com essa mudança que o mundo precisa”, comemora Giovana Cervantes Loli Penha, coordenadora pedagógica da escola.

“Esse prêmio vai permitir que outras escolas tenham acesso a essas informações e, de repente, alguém pode construir esse projeto em outra unidade escolar. Sendo assim, deixaremos de ser uma semente”, completa.

Para João Henrique de Souza, da 2ª série do Ensino Médio, não basta apenas praticar ações sustentáveis na escola, é fundamental disseminar essa ideia. “De pouquinho em pouquinho, vamos melhorando e conscientizando a população da importância de levar uma vida sustentável”, explica.

Esse conceito já foi levado para a casa da aluna Ana Carolina Vidoto. “Em casa, eu pegava bastante comida e acabava jogando fora. Agora não acontece mais”, disse.

A aluna Ayla Caetano também compartilhou com a família tudo que aprendeu no projeto da horta. “Eu tenho plantas em casa, uma horta. Eu peço para minha mãe recolher os restos de folhas das árvores e realizamos todo o processo de compostagem”, conta.

Prêmio Gestão Escolar

O prêmio “Gestão Escolar” visa estimular a melhoria da gestão das escolas do ensino regular da educação básica. No Estado de São Paulo, 799 inscrições foram realizadas nesta edição de 2015.

Confira aqui a lista das cinco finalistas

Cinco escolas estão concorrendo ao prêmio “Referência Brasil”, entre elas a E.E. Antonio Kassawara Katutok. A unidade de ensino classificada receberá R$ 30 mil reais e o diretor será contemplado com R$ 6 mil reais.

Da Secretaria da Educação