Encontro discute biodiversidade em São Paulo

VI EPBio aborda temas como gestão da biodiversidade, restauração ecológica, produção sustentável e alternativas econômicas para áreas com restrições ambientais

seg, 24/11/2014 - 20h01 | Do Portal do Governo

Debater questões relevantes sobre a biodiversidade. Esse é o objetivo do VI Encontro Paulista de Biodiversidade (EPBio), que começou hoje, 24 de novembro, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA. O evento vai até amanhã e aborda, entre outros temas, iniciativas na gestão da biodiversidade, produção sustentável e alternativas econômicas para áreas com restrições ambientais, conservação da biodiversidade e de espécies da fauna ameaçadas de extinção e restauração ecológica.

Para Daniel Glaessel Ramalho, coordenador de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da SMA, o EPBio é uma oportunidade de tratar um pouco mais sobre os diversos aspectos da biodiversidade paulista, “fazendo uma espécie de balanço das conquistas realizadas nos últimos quatro anos pelo corpo técnico extremamente qualificado da Secretaria”. Para ele, “o Estado de São Paulo tem conseguido administrar com maestria o grande desafio de compatibilizar desenvolvimento econômico com proteção da natureza e da biodiversidade”.

“Essa questão da biodiversidade é absolutamente fundamental quando se trata de meio ambiente, de vida, de necessidades básicas humanas. O EPBio vem se tornando um fórum fundamental para discutirmos esses assuntos”, afirmou José Pedro de Oliveira Costa, assessor da SMA que foi o primeiro secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, agradeceu “pelos esforços que o Estado de São Paulo tem feito para preservar a Mata Atlântica, que é única e infelizmente ainda muito ameaçada no Brasil”.

O deputado federal Ricardo Tripoli destacou o pioneirismo de São Paulo no âmbito da gestão ambiental: “Que bom seria se todos os Estados brasileiros fizessem um trabalho tão bom como o que temos aqui no estado de São Paulo”.

O secretário do Meio Ambiente, Rubens Rizek, destacou que “São Paulo tem a tradição de ‘puxar’ a gestão ambiental no Brasil. Esse é o nosso legado e a nossa missão no futuro. Nossa maior riqueza não é o petróleo. É o nosso patrimônio genético, nossa biodiversidade, nossa água”. Enfatizou ainda as grandes conquistas na área da biodiversidade durante a última gestão, destacando, entre outras, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Pagamento por Serviços Ambientais para Reservas Particulares do Patrimônio Natural (PSA para RPPNs), o Sistema de Informações e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental (SIGAP), a Comissão Paulista de Biodiversidade e o Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre (GEFAU). Para ele, o caminho mais curto para resolver o gargalo da conservação ambiental é o estímulo à criação de RPPNs, a restauração e proteção das matas ciliares e o foco na criação de unidades de conservação de proteção integral.

Confira aqui a programação completa

Da Secretaria do Meio Ambiente