Encontro de Tradutores da Casa Guilherme de Almeida tem inscrições abertas

O Transfusão, que acontece de 13 a 16 de setembro, é destinado a profissionais e pesquisadores da área de literatura e tradução, a estudantes e ao público em geral

qua, 29/08/2012 - 16h49 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida, instituição do Governo do Estado de São Paulo, promove de 13 a 16 de setembro a segunda edição do Transfusão – Encontro de Tradutores da Casa Guilherme de Almeida.

O objetivo do Transfusão é estabelecer intercâmbio entre autores e tradutores brasileiros e estrangeiros, e levar ao conhecimento de um público mais amplo a produção dessa área de criação, além de discutir os procedimentos adotados em determinadas obras e suas vertentes e estimular a reflexão sobre todas as circunstâncias que envolvem a tradução literária.

O estudo e a discussão sobre as diferentes concepções da atividade tradutória vêm sendo objeto de trabalho da Casa Guilherme de Almeida desde 2009, por meio das atividades culturais, editoriais e de pesquisa de seu Centro de Estudos de Tradução Literária, que se intensifica com a realização de mais uma edição desse evento.

A falácia da similaridade na tradução entre línguas ibéricas e a ilusão de facilidade na tradução de textos de línguas românicas próximas ao português, como espanhol, galego e catalão, estão entre os destaques temáticos desta segunda edição do Transfusão. As formas híbridas entre as línguas ibero-americanas, como o “Portunhol Selvagem”, serão discutidos como maneira de desterritorialização da literatura, além da presença da literatura árabe na Península Ibérica na Idade Média.

Machado de Assis em tradução, a eventual superioridade estética do texto traduzido em relação ao original, o poder de manipulação da tradução, a noção da atividade tradutória como criação literária e o papel autoral do tradutor também serão abordados de um ponto de vista teórico, histórico-literário e jurídico durante o evento.

O II Encontro de Tradutores reunirá os convidados estrangeiros John Gledson (Londres), Cyril Aslanov (Jerusalém) e Berthold Zilly (Berlim), e os brasileiros Horácio Costa, Paulo Henriques Britto, Ronald Polito e Mário Laranjeira, além de inúmeros estudiosos brasileiros e estrangeiros.

O evento é gratuito e a inscrição é obrigatória.

Serviço

Transfusão – II Encontro de Tradutores da Casa Guilherme de Almeida

Curadoria: Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello
Local: Casa Guilherme de Almeida – Rua Macapá, 187 – Pacaembu – São Paulo/SP
Quando: de 13 a 16 de setembro de 2012
Horários: Quinta-feira, 13 de setembro, das 9h às 21h; sexta-feira, 14 de setembro, das 10h30 às 20h30h; sábado, 15 de setembro, das 10h30 às 18h e domingo, 16 de setembro, das 10h30 às 18h.
Inscrições e informações: casaguilhermedealmeida@gmail.com, (11) 3673-1883 / (11) 3672-1391

Casa Guilherme de Almeida

Horários: de terça a domingo, das 10h às 17h. (Visitas espontâneas: quartas, sextas, sábados e domingos; visitas agendadas: terças e quintas).

As visitas são realizadas com grupos de 4 pessoas, devido ao fato de o espaço de circulação interno ser exíguo. Atende a escolas, mediante agendamento.

Entrada franca.

Da Casa Guilherme de Almeida – Poiesis