EMTU/SP: Sistema de ônibus metropolitano de Campinas recebe 21 veículos novos

Veículos começam a operar hoje, sendo 13 no eixo Sumaré-Campinas e oito no eixo Hortolândia-Campinas

sex, 27/12/2019 - 12h52 | Do Portal do Governo

A renovação de frota do sistema intermunicipal de Campinas continua nesta sexta-feira (27) com a entrada em operação de 21 ônibus zero km da concessionária Bus+. Desse total, 13 veículos vão operar no eixo Sumaré – Campinas e oito no eixo Hortolândia – Campinas. Os itinerários cumpridos por essas linhas beneficiam 96% da demanda média da região metropolitana, que é de 227 mil passageiros/dia.

Os veículos representam um investimento de R$ 8,7 milhões do consórcio Bus+ e são equipados com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para carregar celulares, telemetria (sistema informatizado para monitorar em tempo real a operação e desempenho), além de elevador para embarque de pessoas com limitações de mobilidade. A carroceria é do modelo Caio Apache Vip IV e o motor Euro V tem a tecnologia mais moderna do ponto de vista ambiental. A capacidade de transporte sentado e em pé é de 76 passageiros.

A frota total intermunicipal na RMC é de 408 ônibus, que operam 151 linhas. Em 2019, a frota metropolitana na RMC recebeu 161 novos veículos, incluindo esses 21 carros que prestarão serviço a partir desta sexta-feira.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Da EMTU/SP