EMTU/SP promove campanha contra a hepatite C no Terminal Jabaquara

A campanha faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP, que promove, em parceria com outras instituições, eventos culturais, de inclusão social e relacionados à saúde da população

qui, 17/04/2014 - 20h08 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP promove campanha contra a hepatite C no Terminal Metropolitano Jabaquara, de 22 a 25 de abril, das 11h às 20h. A ação é uma parceria entre a EMTU/SP e a Roche Brasil, com o apoio da Concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD.

Os usuários com idade entre 35 e 65 anos terão a oportunidade de fazer o teste gratuito para detectar o vírus HCV, causador da hepatite C. O resultado sai em 10 minutos e se for positivo a pessoa é encaminhada para receber orientação médica.

Hepatite C

Os sintomas da doença aparecem somente 20 anos após o contágio e a transmissão do vírus ocorre pelo contato com o sangue contaminado ao compartilhar objetos não esterilizados, como alicates de unha, lâminas de barbear, agulhas, seringas e equipamentos para tatuagens. A maioria das pessoas não sabe que é portadora do vírus. Hoje já existe cura para a doença e quanto mais rápida for diagnosticada, maior a chance de sucesso.

Parceria

A parceria de dois anos entre a EMTU/SP e a Roche Brasil visa incentivar o diagnóstico precoce da hepatite C, aumentando as chances de cura dessa doença que é a maior responsável pelos casos de cirrose e transplante hepático no mundo. Em 2013, aproximadamente 15 mil pessoas fizeram o teste e 160 foram diagnosticadas com a presença do vírus.

Campanhas como essa fazem parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP, que promove, em parceria com outras instituições, eventos culturais, de inclusão social e relacionados à saúde da população.

Serviço

Local: Terminal Jabaquara – Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) – São Paulo/SP

Data e horários: 22/04 a 25/04, das 11h às 20h

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
(11) 3113-4798 / 4799