Emesp Tom Jobim abre inscrições para o processo seletivo 2016

Escola de Música do Estado de São Paulo recebe inscrições até o dia 27 de novembro

sex, 13/11/2015 - 9h01 | Do Portal do Governo

A Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, instituição de ensino do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas para o processo seletivo 2016.

As vagas estão distribuídas entre as áreas de música erudita e popular, e os candidatos podem optar por mais de 50 cursos de Formação Instrumental, além de Composição, Regência Coral, Ópera Estúdio e Música Antiga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 16h do dia 27 de novembro, no site da escola.

Em música erudita, por exemplo, há vagas para os cursos de eufônio, fagote, harpa, oboé, trompa, violino, violoncelo, entre outros instrumentos. Já para quem quer estudar música popular, as opções são acordeão, bandolim, bateria, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, vibrafone popular, viola caipira e muitos outros. Os interessados em clarinete, contrabaixo acústico, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete ou violão, podem optar entre o popular e o erudito. A Escola também oferece aulas de canto barroco, erudito e popular.

Atualmente a Emesp Tom Jobim atende cerca de 1.300 alunos, entre jovens e adultos, e o processo seletivo 2016 oferece 189 vagas para os Cursos de Formação Continuada e Avançada, que são divididos por ciclos. Os níveis dos cursos são destinados a diferentes perfis de estudantes de música, respeitando suas faixas etárias, bem como habilidades e conhecimentos musicais. Cada candidato pode se inscrever em até um Curso de Formação, desde que atenda aos requisitos estabelecidos em Edital como o limite de idade para cada ciclo.

A seleção dos candidatos será dividida em duas fases eliminatórias, sendo a primeira uma prova escrita de teoria e percepção musical que vai avaliar o conhecimento musical e técnico, e a outra de uma prova prática, para analisar a aptidão e o potencial do candidato para o curso que pretende ingressar. As provas acontecem em dezembro, na sede da Emesp Tom Jobim (Largo General Osório, 147 – Luz – São Paulo/SP). O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro de 2016, no site da escola. Para mais informações, acesse o edital e veja a lista completa dos cursos disponíveis.

Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim

Com mais de 20 anos de atuação, a Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a Emesp vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio.

Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a Emesp oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A Emesp Tom Jobim tem em sua estrutura pedagógica a Orquestra Jovem do Estado, Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim, que oferecem bolsas para alunos da Escola em fase de pré-profissionalização. Outros cursos avançados, como o Ópera Estúdio e o Núcleo de Música Antiga são referência nacional.

Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano. Em 2012, lançou seu primeiro CD, Espelho d’Água, pelo Selo Sesc, que venceu o Prêmio Bravo! na categoria Melhor CD de Música Erudita.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

A Emesp Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, organização social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura administra dois programas de educação musical do Governo de São Paulo: o Guri, na capital, com seus Grupos Infantojuvenis e a série Horizontes Musicais; e a Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, com seus Grupos Jovens, Ópera Estúdio e o Núcleo de Música Antiga. Também foi responsável pelo Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão nas edições 2009, 2010 e 2011. Tem como objetivo criar um ciclo virtuoso para a formação musical na Região Metropolitana de São Paulo, integrado a um sólido projeto de inclusão sociocultural, como meio de realizar sua missão: formar pessoas – para a vida, a família e a sociedade.

Serviço

Processo seletivo para os cursos de música da Emesp Tom Jobim

Inscrições: de 3 a 27 de novembro de 2015

Divulgação dos aprovados: 15 de janeiro de 2016

Da Secretaria da Cultura