Embraer assina protocolo com a Investe SP

Agência vai apoiar o investimento de US$ 25 milhões da Embraer em Sorocaba; novo centro de serviços vai gerar cerca de 250 empregos diretos para a região

sáb, 18/08/2012 - 20h02 | Do Portal do Governo

Além de anunciar o início das obras para construção do novo centro de serviços para jatos executivos em Sorocaba, a Embraer assinou, nesta quinta-feira, 16 de agosto, um protocolo de intenções com a Investe SP. A cerimônia ocorreu no estande da empresa na Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, segunda maior feira de aviação executiva do mundo, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

“Além de ajudar na concretização do centro de serviços, em Sorocaba, oferecemos a assessoria da Investe SP para os novos projetos que a Embraer tem em curso”, afirmou o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos – Investe SP, Luciano Almeida. A agência apoiou a Embraer na viabilização do novo empreendimento, articulando o contato entre a empresa, a Secretaria de Transportes e o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp.

Com um investimento estimado em US$ 25 milhões nos primeiros cinco anos do projeto, o novo centro de serviços ocupará uma área de 20 mil metros quadrados e irá gerar aproximadamente 250 empregos diretos.

“Esse é um setor que cresce muito e a infraestrutura aeroportuária brasileira precisa acompanhar esse desenvolvimento. São Paulo sai na frente com os novos aeroportos privados. Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, já começamos a terraplanagem em Sorocaba, mas esse é apenas o primeiro passo”, disse Marco Tulio Pellegrini, vice-presidente de Operações da Embraer.

O local vai abrigar hangares, salas VIP, salas de reunião para clientes e salas de descanso para tripulação, além de escritórios administrativos. Oferecerá, ainda, uma ampla variedade de serviços de manutenção, reparos e revisão, assim como terminais de embarque e desembarque de passageiros. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2013.

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso de servir bem nossos clientes brasileiros”, disse Edson Carlos Mallaco, diretor de Suporte e Serviços ao Cliente, Embraer – Aviação Executiva. “Como uma das três melhores empresas do setor de aviação executiva em suporte e serviços, continuaremos investindo em melhorias para aumentar a satisfação de nossos clientes ainda mais.”

Tulio ressaltou que cerca de 50% dos jatos executivos estão em São Paulo. Também é nesse estado que circula o maior tráfico de aviões e helicopteros, gerando uma alta demanda de embarques e desembarques tanto nacionais quanto internacionais. “Nos últimos trinta anos, o Brasil foi o segundo país que comprou mais jatos no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos”, destacou.

A unidade de Sorocaba ampliará o apoio da Embraer à crescente frota de jatos executivos no Brasil, somando-se ao centro de serviços da empresa, já em operação em São José dos Campos.

Da Investe SP