Em visita à PM, Alckmin exalta trabalho da corporação nas manifestações

O governador Geraldo Alckmin esteve na manhã desta segunda-feira, 21, no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), no centro da capital, onde homenageou os policiais pela atuação nas ultimas […]

seg, 21/03/2016 - 13h50 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve na manhã desta segunda-feira, 21, no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), no centro da capital, onde homenageou os policiais pela atuação nas ultimas manifestações.

“Estou aqui para parabenizar a Polícia Militar e a sua liderança, na pessoa do comandante Ricardo Gambaroni, na atuação imparcial, moderada e republicana nas manifestações das últimas semanas”, comentou o governador Alckmin.

Segundo ele, o Brasil atravessa “tempos difíceis, e os desafios continuam a frente destes profissionais, responsáveis pela ordem pública, pelo bem comum, o interesse público e o fortalecimento da democracia”, afirmou o governador.

“Sei o que significa defender o interesse público e vocês sentem isso na pele diariamente. É defender uma maioria silenciosa das minorias barulhentas. É dormir cansado tarde da noite com a sensação de dever cumprido”, disse Alckmin. Ele parabenizou todos os policiais que trabalharam nas manifestações.

Veja a íntegra do discurso do governador Geraldo Alckmin:

Estou aqui para parabenizar a Polícia Militar e a sua liderança, na pessoa do comandante Ricardo Gambaroni, pela atuação imparcial, moderada e republicana nas manifestações ocorridas na Avenida Paulista e em outros locais da cidade de São Paulo e do Estado nas últimas semanas.

Fiz questão de vir pessoalmente, não só porque vivemos tempos difíceis; não apenas porque muitos desafios continuam à frente dos senhores. Não é, portanto, apenas um pedido para que mantenham alerta este mesmo espírito público.

Estou aqui porque sei que vocês defendem o bem comum, o interesse público e com isso, o fortalecimento da Democracia.

E o que significa defender o bem comum e o interesse público neste país dominado por grupos de interesse insuflados num caldeirão de intolerância?

Significa que nem todos os elogiarão pelo papel exemplar e histórico que estão tendo neste difícil período da nação.

Sei, comandante Gambaroni, o que significa defender o interesse público, mas ser hostilizado o dia inteiro por grupos de interesses contrariados.

Sei, secretário Alexandre de Moraes, o custo pessoal de ter de remover à força das ruas representantes de um sentimento maior da nação porque uma minoria havia previamente requisitado o espaço para lá manifestar-se.

Defender o interesse público, vocês sentem isso na pele diariamente, é defender uma maioria silenciosa das minorias barulhentas. É dormir cansado, tarde da noite, com a sensação de dever cumprido, mas sob o duro silêncio de elogios que nunca vêm.

Pois estou aqui para elogiá-los. Com convicção.

Comandante Gambaroni, saiba que líder é aquela pessoa pautada, antes de mais nada, pelo senso da virtude e pelo apreço à democracia. A liderança está presente, assim, naqueles que se dedicam a melhorar a vida das pessoas e de seu País sem buscar o confete, o elogio fácil.

Pois saiba, comandante Gambaroni, que sua liderança tem sido testada e aprovada diariamente no calor desta jovem democracia. A Polícia Militar em São Paulo, com seus 92 mil homens e mulheres, é hoje uma corporação maior do que companhias como a Microsoft no mundo inteiro. Não é pouco.

Atuações como essa da PM a inserem, a cada dia, como organismo essencial à garantia da Democracia e dos Direitos Civis no Brasil. Estejam certos de que, quando a discussão chegar, e ela virá, a experiência cívica da Polícia Militar de São Paulo não será ignorada.

Considerando os tempos revoltos em que vivemos, São Paulo novamente será palco de novas manifestações.

Aproveito para deixar claro os nossos princípios de garantir o mesmo espaço, tranquilidade e segurança para todos os que quiserem exercer sua liberdade de expressão; para todos os grupos, de todas as linhas de pensamento, desde que em datas ou locais separados, obedecida a cronologia das solicitações prévias.

Garantimos a nossa missão de defender as garantias constitucionais de todos os cidadãos, de forma apartidária e republicana.

Amigos da Polícia Militar, vocês estão de parabéns.