Em SP tocha paralímpica será acesa no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro

Cerimônia contará com mais de 20 condutores, que farão o revezamento da chama paralímpica durante atividades esportivas nas dependências do CT, ligado ao Governo do Estado de São Paulo

qui, 01/09/2016 - 17h37 | Do Portal do Governo

No domingo, 4 de setembro, às 11h, a tocha paralímpica será acesa no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, localizado no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista. A chama paralímpica, que virá de Natal, será revezada por mais de 20 condutores durante atividades esportivas pelas quadras de voleibol sentado, rúgbi em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina, quadra de tênis e pista de atletismo.

Veja imagens do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro

A tocha paralímpica em São Paulo será acesa pela interação do público com as hashtags #ChamaParalímpica e #Transformação. Através de mensagens positivas enviadas pelas redes sociais, as hashtags servirão como “faíscas” eletrônicas que, acumuladas, resultarão em uma grande chama virtual que será exibida em um telão de led. Pelo painel, o público poderá acompanhar em tempo real o número de “faíscas” enviadas. A ideia é demonstrar que o engajamento das pessoas é o que acenderá a pira paralímpica.

No momento em que a grande chama virtual é formada no telão, o mensageiro das Paralimpíadas em São Paulo, Mizael Conrado, acenderá a tocha, pronunciará a mensagem e entregará a tocha para o primeiro condutor. Conrado foi eleito o melhor jogador do mundo de futebol de 5 em 1998 e fez parte dos dois primeiros títulos paraolímpicos do Brasil, em Atenas-2004 e Pequim-2008. Atualmente, é vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Cada cidade que receberá a tocha paralímpica representará uma região do país e simbolizará um valor paralímpico. Em São Paulo, que representa a região sudeste do Brasil, o valor destacado é o poder da transformação. A organização da passagem é uma parceria entre a Rio 2016, Comitê Paulista das Olimpíadas e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Pira Olímpica, símbolo que mantém a chama trazida pela tocha durante as competições, continuará no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro mesmo após o encerramento dos jogos. A ideia é manter o espírito olímpico eternamente no local.

Paradesporto Paulista

Importante ferramenta de inclusão, o esporte adaptado recebe destaque do Governo do Estado de São Paulo com a criação do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, um entre os quatro existentes no mundo, que recebeu atletas paralímpicos para aclimatação.

Outra iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é o Time São Paulo Paralímpico, parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, que conta com 34 atletas de elite das modalidades paralímpicas individuais: atletismo, bocha, canoagem, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vela adaptada.

A Delegação Brasileira terá um reforço para atingir a meta de ficar entre as cinco melhores no quadro geral de medalhas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Dos 278 atletas convocados, 33 fazem parte do Time São Paulo Paralímpico.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa.

Serviço

Revezamento da Tocha Paralímpica
Data: Domingo, 4 de setembro de 2016
Horário: 11h
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – São Paulo/SP
Será oferecido transporte gratuito: terminal de ônibus Jabaquara, das 7h às 15h.

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Assessoria de Imprensa
(11) 5212-3702 / 5212-3791 / 98885-4493
imprensa@sedpcd.sp.gov.br