Em Santos, Festival Sabor de São Paulo encerra a temporada 2023

Programa de valorização da gastronomia paulista já reuniu mais de 3 mil pessoas em sete edições no ano

qua, 22/11/2023 - 12h52 | Do Portal do Governo

A sétima etapa do programa Sabor de São Paulo, a última de 2023, desembarca em Santos, entre os dias 19 e 25 de novembro, com workshop de capacitação, aula show com chef de cozinha e a presença de 15 produtores e estabelecimentos da região. O evento é promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com o Mundo Mesa e o Senac Santos.

Santos representa sete municípios que integram a Rota Costa Mata Atlântica & Litoral Norte. Em comum, trazem a diversidade gastronômica caiçara, as praias que mais recebem turistas no estado, além de inúmeros atrativos culturais e de ecoturismo. Quem for ao Sabor de SP neste sábado (25) terá a oportunidade de conhecer produtores e sabores tradicionais, a partir de negócios familiares que unem gerações, como a Bananada Itanhaém, inaugurada em 1930.

“O doce é feito com a banana nanica porque é a que dá um sabor melhor e é mais suculenta” conta Svetlana Dobrevski, a iugoslava que chegou ao Brasil aos 12 anos. A fábrica tem uma relação próxima com a cidade: todo ingrediente vem de fornecedores da região ou do sítio da família. “O que sobra, as cascas, voltam para os produtores adubarem o solo e alimentar o rebanho”, explica Svetlana.

Outro convite do Sabor de SP é provar o Arroz Lambe-Lambe do Centro Comunitário da Ilha Diana, uma autêntica experiência caiçara; o prato mistura arroz com mariscos com casca, acompanhado de peixe com molho de camarão. Outra comida típica vem da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba: os mexilhões pescados por membros da Associação dos Pescadores e Maricultores.

Já o Engenho da Toca traz a expertise de Ilhabela na produção de aguardente. São cachaças secas e quatro saborizadas de uma empresa que remonta à década de 30. Também vem do litoral, mais especificamente da Barra do Sahy, a produção de gin na Single Fin. E a sobremesa está garantida com a participação do Sorvete Rocha, que tem como carro-chefe o picolé de coco.

Para tonar tudo ainda mais diversificado – e saboroso –, também participam do evento os restaurantes Viana Praia & Restaurante, a Cafeteria Ponto da Letras, o Atelier do Tonhão, o Restaurante Canoa, o Restaurante Paru, o Garimppo, Restaurante Índia das Ostras, Caiçara´s, Bar do Sargento e Terraço do Chopp.

Edinho Rangel, que pilota a cozinha do Amado, em Salvador, e do Restaurante Manacá, no Litoral Norte paulista, é o chef padrinho da sétima etapa do Sabor de São Paulo. É ele que vai estar à frente da aula-show que acontece nesta sexta-feira (24), após um workshop sobre empreendedorismo para profissionais da gastronomia e turismo da Rota Costa Mata Atlântica & Litoral Norte.

“Encerramos o Sabor de São Paulo em 2023 satisfeitos com nossos resultados. A cada etapa, o programa entregou justamente o que se propõe: valorizar histórias e culturas regionais através da gastronomia e, também, ser uma ponte entre produtores e consumidores”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

No total, o projeto impactou em 2023 mais de 200 cidades que fazem parte de Rotas Turísticas de São Paulo e reuniu até agora um público de mais de 3 500 pessoas, sempre com entrada gratuita.

7ª etapa do Festival Sabor de São Paulo – Santos

Data: Sábado, 25 de novembro de 2023

Horário: 11h às 18h

Local:Senac Santos

Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 309 – Vila Matias, Santos – SP.