Educação vai oferecer aulas de inglês aos finais de semana no Escola da Família

Por meio de parceria com o British Council e o Sport Club Corinthians Paulista, o projeto Inglês da Família será implantado em cinco diretorias de ensino da capital

qua, 01/05/2013 - 10h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo passará a oferecer a partir de sábado, dia 4, aulas gratuitas de inglês aos finais de semana em cinco regiões da capital, por meio do programa Escola da Família. Em parceria com o British Council e o Sport Club Corinthians Paulista, a pasta lançou hoje o projeto Inglês da Família, que será desenvolvido em 20 escolas vinculadas às diretorias de ensino Leste 2, Leste 3, Leste 4, Leste 5 e Centro-Sul.

As aulas, de 1h30, serão ministradas por professores de inglês ou graduandos em letras e pedagogia com fluência no idioma, que se cadastraram para atuar de forma voluntária no projeto. O material para o uso dos alunos foi elaborado e fornecido pelo British Council, responsável também pela formação didática dos 60 educadores voluntários e pela monitoria da qualidade do curso. As turmas serão montadas de acordo com a demanda e divididas entre o nível básico, para crianças de 6 a 12 anos de idade, e o inglês para turismo, direcionado a jovens e adultos.

“Oferecer à comunidade a oportunidade de aprender inglês gratuitamente e com qualidade é oferecer a possibilidade de um futuro melhor aos nossos jovens”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald, representado no evento por Rosania Morales Morroni, subsecretária de articulação regional da pasta.

“Nós acreditamos na importância do inglês para que jovens e adultos estejam preparados para melhores oportunidades de trabalho e estudos”, complementa Richard Masters, diretor do British Council no Brasil.

As aulas serão desenvolvidas aos sábados e domingos, em horários pré-estabelecidos para cada faixa etária. No fim do curso, que tem duração de um ano, os participantes receberão um certificado validado pelo British Council.

Quem tiver interesse em participar deve procurar uma das 20 escolas participantes do projeto (veja relação ao fim do texto). A escolha das unidades se deve à proximidade do estádio que será sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, o Arena Corinthians, também conhecido como Itaquerão.

Os estudantes que obtiverem bom desempenho durante as aulas receberão do Sport Club Corinthians Paulista estágios no clube, vagas na escola de futebol “Chute Inicial”, ingressos para jogos e visitas monitoradas ao Parque São Jorge e à Arena Corinthians.

“É uma honra para o Corinthians trabalhar em conjunto com a Secretaria da Educação e o British Council em prol de uma causa tão nobre. Esperamos colaborar e levar um pouco de alegria, educação e cultura para todas as crianças, jovens e adultos que participarem das aulas de inglês”, afirma Donato Votta, assessor para assuntos de responsabilidade social do Sport Club Corinthians Paulista.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. As unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.

Sobre o British Council

O British Council é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1934 e que tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os mais de 100 países em que está presente por meio da construção de relacionamentos mutuamente benéficos nas áreas de artes, educação, esportes e inglês.

No Brasil, o órgão iniciou sua operação em 1945, por meio de um decreto presidencial e desde então vem desenvolvido parcerias significativas. Atualmente conta com quatro escritórios localizados em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Escolas participantes do Inglês da Família:

Diretoria de Ensino Centro-Sul

Nossa Senhora Aparecida (Rua Álvaro Fragoso, 734, Vila Carioca)

Mario Casassanta (Rua Paramu, 693, Vila Alpina)

Julio Ribeiro (Rua Doutor Nestor Alberto de Macedo, 117, Vila Moraes)

Diretoria de Ensino Leste 2

Eliza Raquel Macedo de Souza (Rua Darci Mano, 97, Vila Odete)

José Righetto Sobrinho (Rua Criúva, 380, Vila Progresso)

Lívio Xavier (Rua Antônio João de Medeiros, 2.040, Jardim Luciana)

Cronista Rubem Braga (Rua Padre Virgilio Campello, 100, Itaim Paulista)

Professora Dulce Leite da Silva (Rua Paulo Martins Garro, 25, Jardim São Luís)

Estela Borges Morato (Rua Tujumirim, 419, Jardim Helena)

Diretoria de Ensino Leste 3

Orlando Silva (Praça Pires Rodovalho, 45, Parque São Rafael)

Sérgio Estanislau de Camargo (Rua Otelo Augusto Ribeiro, 1.251, Guaianases)

Fadlo Haidar (Rua Murmúrios da Tarde, 200, Conjunto Residencial José Boni)

Jorge Luís Borges (Rua Milagre dos Peixes, 700, Conjunto Habitacional Castro Alves)

Diretoria de Ensino Leste 4

São João Evangelista (Rua Forte Cananeia, 3, Parque Industrial São Lourenço)

Walter Belian (Rua São Sergio, 33, Jardim Santa Adélia)

Jozineide Pereira Galdino (Rua Joaquim Meira de Siqueira, 200, Jardim Nossa Senhora do Carmo)

República da Nicarágua (Rua Augustin Luberti, 1, Fazenda da Juta)

Diretoria de Ensino Leste 5

José Chediak (Avenida do Oratório, 2.320, Parque São Lucas)

Professor Santos Amaro da Cruz (Avenida da Barreira Grande, 795, Jardim Colorado)

Caramuru (Rua Rego Barros, 501, Jardim Vila Formosa)

Da Secretaria da Educação