Educação vai criar a primeira rede de professores blogueiros do Estado

Docentes da rede estadual que utilizam blogs como ferramenta educativa ganham espaço virtual para troca de experiência para o ensino

seg, 02/09/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado vai reunir, de maneira inédita, os professores das escolas estaduais que utilizam blogs como ferramenta educativa e de apoio para o conteúdo ministrado em sala de aula. O objetivo é estimular o uso destes recursos para o ensino e criar um canal virtual para a troca experiência dos educadores e promoção da interação com alunos e comunidade escolar.

Será a primeira rede de professores blogueiros de São Paulo e os interessados em participar podem enviar, a partir desta segunda-feira, dia 2, os seus blogs para o Portal da Educação. A página enviada será analisada por uma equipe da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria e, caso atenda aos requisitos pedagógicos, será divulgada em um novo espaço virtual criado no Portal.

Os critérios de divulgação são: o blog deve ser baseado no currículo escolar, ter função totalmente pedagógica e foco na interação entre os professores e alunos. Outra exigência é que o endereço eletrônico mantenha uma rotina de, no mínimo, uma postagem semanal.

Os professores que já utilizam a ferramenta virtual podem enviar o endereço do blog, o nome completo do educador, a disciplina e o ciclo em que lecionam e o nome da escola para o email portal@edunet.sp.gov.br. O Portal também terá uma ficha de cadastro virtual. Todos os docentes das unidades de ensino estão convidados a participar e aqueles que ainda não têm uma página própria, a Secretaria elaborou cinco dicas voltadas aos interessados.

“A internet e os blogs podem desempenhar um excelente mecanismo educativo. A troca de experiência, além de melhorar o uso da ferramenta, estimula outros educadores a fazerem do mundo virtual um aliado do ensino. Por meio da rede de blogs os alunos terão à disposição um rol importante de canais de referência para pesquisas e complementação dos estudos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Nesta semana, os conteúdos já podem ser enviados e, a partir de outubro, a rede de professores blogueiros de SP estará disponível para consulta de toda população e será atualizada permanentemente.

Saiba mais

Secretaria da Educação
(11) 3218-2061 / 2020