Educação recebe inscrições para exames supletivos até dia 27

As provas serão realizadas em 21 de outubro

ter, 21/08/2012 - 14h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até a próxima segunda-feira, 27 de agosto, as inscrições para os exames supletivos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é possibilitar a jovens e adultos que estão fora da escola ou da idade regular de ensino a possibilidade de obter a certificação escolar.

Os interessados devem consultar o regulamento e efetuar a inscrição, até as 18h do dia 27, no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br). O candidato deverá preencher todos os dados pessoais exigidos e indicar o nível que pretende concluir (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). As provas serão realizadas em 21 de outubro.

Para as provas do Ensino Fundamental, podem se inscrever candidatos com idade mínima de 15 anos completos ou a completar até a data da avaliação. No caso do Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos de idade. Detentos também podem participar.

Para Maria Lucia Barros de Azambuja Guardia, coordenadora de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional da Secretaria da Educação, a oferta desses exames visa à igualdade de acesso à educação, projeção no mercado de trabalho e possibilidade de ingresso em instituições de ensino técnico e superior. “A garantia da oportunidade de conclusão de ensino é uma das mais importantes ações da política pública e expressa o compromisso da Educação com a população de jovens e adultos do Estado, inclusive aqueles em situação de privação de liberdade”, afirma Maria Lucia.

Neste ano, o exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, conforme o nível de ensino. Para o Ensino Fundamental, a avaliação contemplará língua portuguesa, inglês, arte e educação física; matemática; história e geografia; e ciências da natureza. Na prova destinada à certificação para o Ensino Médio, as questões serão sobre língua portuguesa, inglês ou espanhol, arte e educação física; química, física e biologia; matemática; e história, geografia, filosofia e sociologia.

Em 2009, mais de 130 mil pessoas se inscreveram para o Exame Supletivo do Ensino Médio, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Desses, aproximadamente 8.000 receberam o certificado de conclusão, entre eles José Maria Simões, 61 anos. “Não há idade para estudar e crescer. Trabalhei durante anos como auxiliar de serviços gerais e o diploma ajudou no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi um divisor de águas”, diz Simões, hoje assistente administrativo.

Outras informações sobre os exames a serem realizados em outubro podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Secretaria da Educação, pelo telefone 0800 770 0012, das 7h às 19h, em dias úteis.

Da Secretaria da Educação