Educação realiza oficinas para ensinar educadores a produzir videoaulas

Projeto passará por escolas com objetivo de transformar educador em produtor de conteúdo digital

qui, 05/03/2015 - 12h39 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, 7, a Educação levará às diretorias de ensino um estúdio itinerante diferente, com dicas de locução e de recursos tecnológicos que ensinam os professores a produzir videoaulas.

Em parceria com o YouTube e a com a Fundação Lemann, o projeto equipado com câmeras vai oferecer oficinas dos materiais em vídeo para que o conteúdo seja dinâmico, interativo e articulado ao currículo da rede estadual.

O objetivo é oferecer mais uma ferramenta para auxiliar os educadores na utilização da tecnologia como aliada do ensino. Durante a visita, os participantes terão a chance de operar, gravar e criar conteúdo audiovisual para internet.

Além das orientações teóricas, que serão ministradas por uma equipe profissional de produção de vídeos, cada participante será incentivado a elaborar uma videoaula inédita sobre qualquer tema do currículo do Estado que poderá ser disponibilizada na plataforma do Currículo +, junto aos mais de 2.500 conteúdos articulados e já catalogados, para que todos os professores e alunos da rede tenham acesso.

“A proposta da Secretaria com as videoaulas curriculares é oferecer ainda mais subsídios para que os professores consigam dar um novo passo na utilização da tecnologia no processo de aprendizado. Além de consumidores de recursos tecnológicos, oferecemos agora a oportunidade deles serem produtores de conteúdo virtual educativo e ainda partilhar esta experiência com a rede”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Canal da Educação no YouTube

Além do Currículo +, a secretaria oferece o canal da Educação no YouTube. No site de compartilhamento de vídeos, estão reunidos mais de 700 atividades e programas da Educação, como o Vence e o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral. Além disso, traz dicas de experiências em disciplinas como Física e Química e os tutoriais “Faça Você Mesmo”, websérie especial com maior número de visualizações da página e uma das preferidas entre estudantes e professores.

Com o intuito de construir o modelo de atuação do projeto em conjunto com profissionais da rede, três oficinas-piloto foram realizadas, em dezembro de 2014, em escolas e núcleos pedagógicos das Diretorias de Ensino de Piraju, Sertãozinho e Suzano, envolvendo mais de 100 professores. Além das 16 expedições, o projeto disponibilizará, já a partir de maio, todo o conteúdo das oficinas em tutoriais virtuais para que qualquer educador ou aluno possa ter acesso às orientações práticas.

Da Secretaria da Educação