Educação orienta alunos e professores sobre atividades com baixa umidade do ar

Hidratação frequente e exercícios moderados estão entre as dicas para os 4,3 milhões de estudantes da rede estadual de ensino

qua, 22/08/2012 - 17h12 | Do Portal do Governo

Usar roupas leves, beber água com frequência, fazer uma alimentação saudável e praticar exercícios moderadamente estão entre os cuidados que a Secretaria da Educação recomenda aos alunos da rede estadual de ensino devido à baixa umidade relativa do ar que tem afetado o Estado de São Paulo.

Para o bem-estar dos estudantes, os educadores da rede, principalmente os professores de educação física, foram orientados pela Pasta, por meio de videoconferência, a realizarem as atividades no início da manhã ou no fim do dia, para evitar os horários de pico, preferencialmente em locais protegidos do sol. Os docentes também devem fazer pausar durante as atividades físicas e reforçar junto aos alunos a importância da hidratação regular.

Não há necessidade, contudo, de suspender as aulas de educação física. “Podem ser desenvolvidas atividades físicas moderadas ou jogos de recreação. Os alunos também podem, por exemplo, pesquisar sobre modalidades do esporte ou usar os jogos de tabuleiro”, afirma Maria Elisa Kobs Zacarias, da Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. “Cada docente tem autonomia para alterar a grade curricular, se achar necessário”, acrescenta Maria Elisa.

Da Secretaria da Educação