Educação oferece capacitação para 30 mil agentes de organização escolar

Inscrições devem ser feitas até dia 9 de julho pelos diretores das escolas estaduais onde atuam os profissionais, que zelam pela segurança dos alunos

ter, 02/07/2013 - 12h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece curso de atualização para 30 mil agentes de organização escolar que atuam em todas as cerca de 5 mil escolas da rede estadual. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 9 pela direção da unidade onde atua o profissional.

O agente de organização escolar é responsável por zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade, além de orientar os estudantes sobre as normas de conduta previstas no regimento escolar. São ainda responsabilidades deste servidor, controlar a movimentação dos alunos nas dependências da escola e imediações e também auxiliar na manutenção da disciplina geral.

A formação, feita pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), visa proporcionar ao agente escolar uma visão global da rede estadual de ensino. O curso será ministrado por videoconferência, em um só dia, com carga horária de oito horas. A capacitação será feita entre os dias 22 de julho e 13 de setembro, em data a ser marcada no ato da inscrição.

“Este módulo de aperfeiçoamento é de extrema importância porque mostra, com clareza, que o agente escolar tem papel fundamental e contribui, de forma decisiva, para a qualidade da educação pública no Estado”, explica o gestor do Programa de Desenvolvimento Gerencial e Atualização Profissional (PDG-AP), professor Luiz Cândido Rodrigues.

O curso de atualização orienta como promover o bom relacionamento no ambiente escolar e mostra mecanismos de interação com a comunidade. Além desta videoconferência, os agentes de organização passam por outras capacitações, entre elas a formação específica sobre a função, ministrada para ingressantes.

Secretaria da Educação
(11) 3218-2061 / 2020