Educação oferece 20 mil vagas para aluno da rede estadual ter formação dupla

Interessados nos cursos técnicos gratuitos do Programa Vence da Secretaria devem fazer inscrição até o dia 10 de agosto

qua, 31/07/2013 - 15h42 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 31, mais 20 mil vagas de cursos profissionalizantes a alunos do Ensino Médio por meio do Programa Vence, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, assinaram o contrato com as instituições particulares que atenderão aos alunos na nova fase do programa, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

Será investido R$ 1,1 milhão para que entidades parceiras e as escolas estaduais promovam a dupla formação do estudante, por meio da articulação entre o Ensino Médio e o ensino técnico voltado ao mercado de trabalho. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 10 de agosto e as aulas “duplas” começam em setembro. “Nas cidades menores, o aluno vai poder fazer o curso técnico no município vizinho gratuitamente, conseguir um bom emprego e fazer uma faculdade depois”, ressaltou o governador.

O Vence foi implantado pela Secretaria em 2012 e atende atualmente 37 mil estudantes, matriculados no Ensino Médio de 3.799 escolas estaduais em 336 cidades. Por meio do programa, ao mesmo tempo em que o aluno frequenta o Ensino Médio nas escolas da rede estadual, ele pode cursar o ensino técnico em uma das instituições credenciadas e parceiras no contraturno.

“O Vence permite aos nossos estudantes do Ensino Médio mais um diferencial no currículo e melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho. Além da educação regular de qualidade, uma das principais demandas dos aluno desta faixa-etária é conseguir emprego”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Levantamento inédito feito pela Secretaria mapeou os 15 cursos profissionalizantes preferidos entre os alunos do Vence. O ranking feito com os 37 mil matriculados aponta que as áreas de administração e enfermagem são as mais procuradas (27% do total), seguidas pelos cursos de informática (8,6%), segurança no trabalho (8%) e logística (6,7%) (veja lista completa abaixo).

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 |(11) 3218-2020
www.educacao.sp.gov.br  | www.facebook.com/educasp
www.twitter.com/educacaosp | www.flickr.com/photos/educacaosp