Educação lança curso de inglês online acessível para estudantes cegos e surdos

Plataforma virtual estará disponível para alunos deficientes da rede estadual em agosto e matrículas podem ser feitas até o dia 30 de julho

seg, 22/07/2013 - 17h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de lançar uma plataforma inédita que permite o acesso de todos os alunos da rede estadual que tenham deficiência visual e auditiva ao curso gratuito de inglês online. No total, são 4 mil vagas para estudantes cegos e surdos que agora terão acesso ao segundo idioma de qualquer computador.

 Além do módulo acessível, a Secretaria também oferece outras 22 mil oportunidades para estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) cursarem as aulas online. Para todos os interessados, as inscrições podem ser feitas até dia 30 de julho e o curso estará disponível a partir de 1º de agosto. Serviço: Faça a matrícula pela internet

 Para que os alunos com deficiência tivessem a participação garantida, foi desenvolvido um módulo com recursos de acessibilidade em todo o conteúdo, inclusive nos vídeos e fotos, com audiodescrição – para as pessoas cegas e com baixa visão – e legenda e janelas de Libras (língua brasileira de sinais) – voltado aos surdos e com deficiência auditiva.

O inglês online pode ser acessado da própria casa do aluno e também nas salas do Acessa Escola, onde todas as máquinas possuem um software leitor de tela que permite que usuários cegos ou com baixa visão utilizem os computadores.

“É um novo curso elaborado especialmente para que todos os alunos possam aprender o inglês na prática, o que corrobora com a perspectiva inclusiva da rede estadual de ensino paulista”, explica a coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) da Secretaria, Ana Carolina Nunes Lafemina.

Todos os alunos que participam do inglês online contam com tutores que acompanham os participantes via bate-papo com hora marcada e acompanhamento pessoal agendado, conforme a demanda. Estes profissionais também estarão aptos a auxiliar os alunos com deficiência. A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. O curso começa dia 1º de agosto e vai até 3 de dezembro. Faça aqui o download de fotos do Curso de Inglês Online.