Educação inicia entrega de 572 mil livros para novo acervo das escolas estaduais

São 190 títulos diferentes para todas as unidades de ensino do Estado que oferecem aulas entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

qua, 13/11/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado iniciou a distribuição do novo acervo de livros para as escolas estaduais. Até o final do mês, serão entregues 572 mil publicações de 190 títulos diferentes para todas as unidades de ensino do Estado que oferecem aulas entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

O objetivo com a entrega, feita por meio da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE), é ampliar os acervos já existentes nas escolas para que sejam usados pelos alunos, professores e todos os funcionários escolares. Os materiais são utilizados em oficinas pedagógicas e também em atividades dentro e fora da sala de aula.

Os novos livros são de arte, biologia, história, geografia, entre outras disciplinas, e integram os programas de incentivo à leitura da Secretaria. Além da distribuição para as escolas, a pasta também faz a entrega de publicações diretamente para os alunos para que eles montem suas bibliotecas particulares. O ano de 2013 será fechado com a marca de 10,6 milhões de livros ofertados aos estudantes, uma média de 20 volumes por minuto.

Este projeto é chamado “Apoio ao Saber” e estabelece a entrega anual de um kit composto por três livros para cada um dos cerca de 3,5 milhões de alunos dos anos contemplados. O intuito é que os jovens estendam às famílias e às comunidades escolares o hábito da leitura.

“O incentivo à leitura é um dos pilares do ensino e muitos programas são realizados para apresentar a importância deste universo aos nossos alunos e servidores. A Secretaria vai distribuir, até o final do ano, 11,6 milhões de exemplares deste importante aliado da aprendizagem na rede estadual paulista”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Todas as escolas contam com acervos de livros, 2.831 unidades de ensino possuem sala de leitura e os espaços oferecem orientação para alunos e servidores sobre os títulos, que podem ser levados para casa e devolvidos posteriormente. Levantamento feito pela secretaria em 12 escolas de 11 municípios mostrou que, só neste ano, foram registrados 43 mil empréstimos nestas unidades.

Secretaria da Educação
(11) 3218-2061 / 3218-2020