Educação convida 645 prefeituras e escolas particulares de São Paulo a aderirem ao Saresp 2013

Interessados podem fazer cadastro até 20 de agosto com a Secretaria para aplicarem prova, que pela primeira vez avaliará crianças do 2º ano

ter, 23/07/2013 - 13h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas para as 645 prefeituras do Estado, além da rede particular de ensino, aderirem ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A partir deste ano, com a nova meta etária de alfabetização em São Paulo para 7 anos de idade, a avaliação também será aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em todo o Estado.

Os municípios e instituições interessados em participar da avaliação, que será aplicada em novembro deste ano, podem preencher o formulário de inscrição disponível na página do Saresp.

No caso das prefeituras, após a inscrição é preciso entregar a documentação exigida em uma das 91 diretorias regionais de ensino do Estado para que seja feita a análise dos documentos. Cumprida esta etapa, será feita a assinatura do convênio. Já para as unidades de ensino particular, após o preenchimento dos formulários os representantes serão contatados para a assinatura do contrato.

Por meio da parceria, as provas a serem aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo Governo do Estado. No ano passado, 580 mil alunos da rede municipal e 40 mil estudantes de colégios particulares de 530 cidades do Estado fizeram as avaliações.

O número deve ser ainda maior em 2013 com a ampliação da prova para o 2º ano do Ensino Fundamental, que ocorre devido a nova meta de alfabetização do Estado de São Paulo que passa a ser de 7 anos, maior do que a estipulada no País, de 8 anos.

Até o ano passado, a avaliação era aplicada para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A expectativa é que, com a expansão, 780 mil crianças e jovens das redes municipais e 2,5 milhões da rede estadual participem das provas nos dias 26 e 27 de novembro.

“O Saresp é uma excelente oportunidade para escolas e gestores avaliarem o ensino, identificarem pontos de dificuldade e investirem em metodologias direcionadas. Trata-se ainda de uma importante ferramenta para os municípios paulistas e a rede particular de ensino”, afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.