Educação abre matrículas para escolas estaduais de ensino integral

Com ampliação a partir de 2013, 69 unidades recebem inscrições para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio

qui, 22/11/2012 - 14h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com matrículas abertas para as escolas que oferecem o novo modelo de ensino integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo. Implantado neste ano em 16 escolas de Ensino Médio para 4.600 alunos, em 2013 a modalidade será ampliada para o Ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e deverá atender a 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual.

Com a ampliação, 21 escolas oferecerão exclusivamente Ciclo II do Ensino Fundamental, três atenderão ao Ciclo II e Ensino Médio simultaneamente e 45 contarão com Ensino Médio (confira as tabelas ao fim do texto). Ao todo, 48 municípios, em 38 diretorias regionais de ensino, terão unidades com o novo modelo. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 deste mês.

Para fazer a matrícula nas unidades que oferecem o novo modelo, os pais ou responsáveis pelo aluno de rede pública ou privada devem comparecer à diretoria de ensino da região ou à secretaria da escola de tempo integral em que pretende matricular o estudante e preencher a ficha de adesão ao projeto com nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência.

Os alunos que já frequentam uma das 69 unidades neste ano têm matrícula renovada automaticamente, após consulta sobre o interesse em permanecer na escola.

Modelo pedagógico

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Professores com dedicação exclusiva

Outra diferença do novo modelo está no regime de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de ensino integral passam por uma formação específica.

Confira a lista de escolas estaduais que oferecem o novo modelo de ensino integral

Da Secretaria da Educação