Duas Etecs recebem certificação de Escola Associada da Unesco

Escolas Técnicas de Itatiba e de Cubatão foram selecionadas para participar do programa, presente em 130 países

ter, 10/11/2015 - 14h25 | Do Portal do Governo

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rosa Perrone Scavone, em Itatiba, e de Cubatão receberam, em outubro, a certificação de Escola Associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O programa, presente em 130 países, reúne escolas que trabalham pela ideia da cultura da paz e estimulam projetos dirigidos à ampliação da consciência de cidadania ou relacionados às preocupações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Unesco, como direitos humanos e meio ambiente. Para integrar o programa, as escolas se candidataram e apresentaram projetos desenvolvidos por alunos.

A Etec Rosa Perrone Scavone foi selecionada com o projeto Smart Brailler e Colete Sinalizador: mecanismos de autonomia para o deficiente visual. O Smart Brailler é uma impressora em braille feita com material reciclado e um microcontrolador. Já o Colete Sinalizador auxilia os deficientes visuais durante a locomoção. Ao detectar obstáculos, o equipamento emite uma vibração no pulso. Esse projeto foi o campeão da categoria Ensino Técnico do Prêmio Construindo a Nação, em 2014.

O diretor da Etec Itatiba, Anderson Wilker Sanfins, acredita que a certificação valoriza o desempenho dos estudantes e dos profissionais da unidade: “Para nós, é um selo de reconhecimento do trabalho da escola. Os projetos dos alunos são feitos para a comunidade”.

A Etec de Cubatão apresentou o projeto Educação financeira e sustentável, cujo objetivo é incentivar os alunos a criar soluções para conscientizar e ajudar a sociedade. Implementado na escola no início do ano, o projeto estimulou os estudantes do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio a desenvolver 30 propostas sustentáveis. Entre as ideias, há uma ONG que produz vassouras e pás a partir de materiais recicláveis, um cofre para crianças aprenderem a poupar e até um aplicativo para auxiliar os alunos na pesquisa de preços e na divisão de custos durante trabalhos em grupo. Os projetos criados pelos estudantes serão exibidos durante a segunda feira tecnológica da Etec, nos dias 18 e 19 de novembro.

“A certificação mostra que a escola está desempenhando seu papel desenvolvendo bons projetos e que está comprometida em encontrar soluções para a comunidade”, afirma a coordenadora do curso da Etec de Cubatão, Fátima Mendes Candia.

O Programa de Escolas Associadas (PEA) tem por objetivo criar uma rede internacional. Segundo a Unesco, o principal benefício é a integração entre as unidades, com a troca de informações e o compartilhamento de projetos e ideais.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.

Do Centro Paula Souza