Doria realiza reunião virtual com prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo

Estado orientou lideranças municipais sobre a possibilidade de reabertura gradual dos serviços não essenciais após o dia 10 de maio

qua, 29/04/2020 - 18h35 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (29) as diretrizes do Plano São Paulo aos prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo, durante teleconferência transmitida do Palácio dos Bandeirantes. O plano prevê a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado, com possibilidade de reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais a partir do dia 11 de maio.

“Vamos seguir rigorosamente a quarentena até o dia 10 de maio, até mesmo porque o nosso sistema inteligente tem indicado queda na taxa de isolamento em algumas cidades da Região Metropolitana. Temos que ficar alertas nesses casos, mas também parabenizar aquelas cidades em que a população tem respondido positivamente, permanecendo em suas casas, se resguardando, protegendo suas vidas e das demais pessoas. Juntos vamos superar essa crise. Juntos, tudo vai passar”, disse Doria.

O panorama de disseminação do coronavírus no Estado de São Paulo exige cautela. O balanço publicado na tarde desta quarta confirmou 26.158 casos da doença e 2.247 mortes em decorrência da COVID-19. Das 645 cidades paulistas, 314 tiveram pelo menos um registro da doença. Do total de infectados, 9.520 foram detectados em cidades do interior, litoral e Região Metropolitana da capital.

Ao longo da reunião, prefeitos de 38 cidades receberam informações sobre a situação geral de infecções e óbitos pelo coronavírus. Doria e a equipe técnica também detalharam os regramentos que vão nortear a flexibilização da quarentena em São Paulo.

Participaram da reunião os Secretários de Estado Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico), José Henrique Germann (Saúde) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), além da economista Ana Carla Abraão, membro do Comitê Econômico, e Geraldo Reple, representando o Centro de Contingenciamento do coronavírus.

“Não existe estratégia isolada nesse momento. O que cada uma das cidades faz reflete diretamente nas outras. É fundamental que se mantenha a unidade nas ações para que não tenhamos impactos negativos em torno do combate ao coronavírus”, destacou Vinholi.

Agenda

Nesta quinta (30), o Governador Doria promove a terceira reunião de apresentação do Plano São Paulo, com prefeitos de cidades com menos de 200 mil habitantes.