Doria anuncia Domingão da Vacinação neste fim de semana

Municípios terão ações especiais para vacinar todas as faixas etárias, principalmente crianças de 5 a 11 anos de idade

qua, 23/03/2022 - 13h24 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (23) o Domingão da Vacinação para este domingo (27). As unidades de saúde de todo o estado estarão abertas para a imunização das crianças, além da aplicação da terceira e quarta dose contra a Covid-19. Com a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, os idosos acima de 80 anos também poderão receber a dose de imunizante contra a Influenza.

“Neste domingo, dia 27 de março, das 7h até 19h, teremos 5 mil Unidades Básicas de Saúde nos 645 municípios de São Paulo vacinando a população, principalmente as crianças de 5 a 11 anos. Também vamos proceder a imunização da quarta dose para pessoas com mais de 80 anos e para aquelas pessoas que, eventualmente, ainda não tomaram a sua terceira dose”, disse Doria.

A iniciativa busca ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, principalmente com relação à segunda dose contra a Covid-19. No estado, 75% do público infantil já tomou a primeira dose, porém apenas 34% receberam as duas doses e completaram a imunização.

Cerca de 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose em São Paulo. Uma pesquisa da Fundação Seade apontou que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos aos postos de vacinação por falta de tempo.

No domingo também poderão se vacinar jovens e adultos que ainda não receberam a dose de reforço, além dos idosos acima de 80 anos elegíveis à quarta aplicação contra o coronavírus.

A ação ocorre em parceria com os 645 municípios, com mais de 5 mil unidades básicas de saúde abertas para atender a toda a população conforme a programação de cada Prefeitura.  O Governo do Estado vai disponibilizar R$ 5,5 milhões em etapas para pagar diárias aos profissionais de saúde.

“O Domingão da Vacinação é uma oportunidade para que toda a família possa tomar a sua dose. Os municípios terão ações especiais para a aplicação da segunda dose nos faltosos, além de ampliar a cobertura vacinal da terceira e quarta dose de Covid-19”, destacou a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Antecipação

Doria também anunciou a antecipação em uma semana da campanha de vacinação contra a gripe. Idosos acima dos 80 anos poderão receber a vacina contra a Influenza já a partir deste domingo (27), durante o Domingão da Vacinação, junto com a quarta dose contra a COVID-19.

Nesta semana, o Instituto Butantan entregou doses da vacina contra a gripe para São Paulo, o que permitiu a antecipação. A vacina contra Influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

A apresentação com as informações exibidas durante a entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes está disponível em https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_vacina_o_c970a30b442f2b.