Domingo é dia de vestibular nas Fatecs

Exame começa às 13h e terá cinco horas de duração; mais de 56 mil inscritos vão disputar 12.315 vagas, distribuídas entre as 56 unidades que oferecem 65 cursos gratuitos de graduação tecnológica

qui, 06/12/2012 - 12h17 | Do Portal do Governo

O exame do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo neste domingo, 9 de dezembro, começa às 13 horas e terá cinco horas de duração. Os portões das escolas serão abertos às 12h15 e fechados às 13 horas. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum vestibulando. No site www.vestibularfatec.com.br, estão disponíveis a demanda por curso e por faculdade e a lista de locais de prova.

No vestibular para o 1º semestre de 2013, mais de 56 mil inscritos vão disputar as 12.315 vagas, distribuídas entre as 56 unidades que oferecem 65 cursos de graduação tecnológica gratuitos. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é o mais concorrido, pelo quinto semestre consecutivo. Desta vez, o mais alto índice de candidato por vaga foi registrado na Fatec Zona Leste, da capital, 18,83. O curso de ADS das Fatecs São Paulo, Carapicuíba e Zona Sul também aparece entre os dez mais procurados

Exame

A prova será constituída por uma redação e 54 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas. Desse total, 40 questões abordam o núcleo comum do Ensino Médio – serão 5 perguntas de cada uma das 8 disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português. Outras 5 questões envolvem raciocínio lógico e as nove questões restantes abrangem conteúdo multidisciplinar. Quanto ao peso da prova, oito conjuntos de questões terão peso 1 e dois conjuntos, peso 2, conforme o eixo tecnológico a que pertence o curso escolhido pelo candidato.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto, dentro da validade; documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 9 de dezembro, a partir das 18h30, nos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibularfatec.com.br

Divulgação dos Resultados

No dia 17 de janeiro de 2013, cada Fatec vai divulgar a lista de classificação geral e a primeira lista dos convocados para matrícula. A relação também estará na internet. Se as vagas oferecidas não forem preenchidas na primeira chamada, a segunda lista será afixada somente na faculdade, no dia 23 de janeiro do próximo ano.

A matrícula deve ser feita na secretaria da Fatec onde o candidato pretende estudar, no horário determinado pela unidade de ensino, nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Fatec está localizada. Perderá direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos.

21 e 22 de janeiro de 2013: matrícula da 1ª lista dos convocados

23 de janeiro de 2013: divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Fatecs

24 de janeiro de 2013: matrícula para os candidatos da segunda lista

Documentos para Matrícula

Para efetivar a matrícula, o candidato deve entregar uma foto 3×4 recente e cópia autenticada em cartório ou cópia simples acompanhada do original de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; histórico escolar completo do Ensino Médio ou equivalente; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade (RG); cadastro de pessoa física (CPF); título de eleitor, para os brasileiros maiores de 18 anos, com o comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral; documento de quitação com o serviço militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

O candidato que ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública municipal, estadual ou federal.

Caso o candidato pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior, deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec – em 296 municípios paulistas.

As Etecs atendem cerca de 220 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 61 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza