Documentos são os itens mais esquecidos na CPTM

Central de Achados e Perdidos contabilizou 36.956 documentos nos primeiros sete meses deste ano

ter, 03/09/2019 - 20h09 | Do Portal do Governo

Diariamente chegam à Central de Achados e Perdidos da CPTM inúmeros objetos. Todos os itens passam por uma triagem, onde são separados objetos, valores e documentos que possam indicar alguma forma de contato com o proprietário, seja por telefone, carta ou e-mail. Após isso, eles são cadastrados e guardados.

Os documentos pessoais figuram entre os itens que os passageiros mais perdem. Nos primeiros sete meses desse ano, dos 52.425 objetos recebidos na Central, 36.956 eram documentos de passageiros. A Linha 9-Esmeralda foi a campeã, com 9.983 documentos esquecidos. A vice-liderança é ocupada pela Linha 8-Diamante, com 7.461 documentos. Na sequência, vêm as linhas 12-Safira, com 6.163 documentos; 11-Coral, com 5.169; 10-Turquesa, com 3.836; 7-Rubi, com 3.669; e a jovem 13-Jade, com 675 documentos.

Já as estações onde os passageiros mais perderam documentos, nos primeiros sete meses deste ano, foram: Palmeiras-Barra Funda, Brás, Luz, Guaianases, Osasco, Tatuapé e Santo André.

Os objetos esquecidos no sistema seguem o mesmo ranking dos documentos registrados nas linhas. A diferença está no número, que é bem menor: 15.469 itens. Entretanto, o trabalho é muito mais difícil. A tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe que trabalha na Central realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes.

O cruzamento de dados com sites de pesquisa, redes sociais, cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte são algumas das etapas do processo de busca da identificação. Consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários também fazem parte desse processo de rastreamento.

Após 60 dias, os objetos que não foram retirados por seus donos são encaminhados para o Fundo Social de São Paulo (Fussp). Os documentos pessoais, como RG, são devolvidos aos órgãos expedidores. Já os cartões bancários são destruídos.

A Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121. Assim, o passageiro pode ligar e registrar a perda. Se os documentos ou objetos forem encontrados, a CPTM contatará o passageiro.

Da CPTM