Doação de cabelo muda vida de pacientes com câncer

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e o Hospital Pérola Byington recebem as doações que serão transformadas em perucas

qua, 02/01/2019 - 12h23 | Do Portal do Governo

O cabelo é uma parte importante do corpo de uma mulher, alvo de vaidade e muitos cuidados. Quando elas passam por um tratamento quimioterápico, no entanto, acabam sofrendo com a perda de cabelo. São nesses momentos que outras mulheres podem fazer a diferença na vida de tantas pessoas que estão passando por esse momento do tratamento.

A doação de cabelo é um gesto muito simples, mas que muda a autoestima de quem está se recuperando. O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e o Hospital Pérola Byington recebem as doações que serão transformadas em perucas para mulheres vítimas de câncer. É importante lembrar que os pacientes não pagam nada para receber a peruca.

“Essa iniciativa é muito importante para amenizar o tratamento contra o câncer, que é tão agressivo e que causa perda de cabelo” diz Oli Minutti, coordenadora das voluntárias do Icesp. A paciente Soraia Martins Gonzales procurou o Icesp para encontrar um modelo que combinasse com ela.  “Ficou muito bonito e eu adorei. Isso ajuda bastante na autoestima”.

No Hospital Pérola Byington existe o espaço “Cantinho da Rapunzel”, dedicado a oficinas de perucas, com profissionais treinados para a coleta de cabelos e confecção de perucas. Carmelina Amadei, coordenadora do núcleo de humanização do Pérola Byington, afirma que esse espaço é adequado para atender a todos. “Queremos oferecer conforto e estrutura para que as mulheres terem essa autoestima melhorada durante o período de tratamento do câncer aqui no hospital”.

Uma das beneficiadas, Ivone Rampini falou sobre a importância desse trabalho na vida das pacientes. “Me fez muito bem receber esse presente, sou uma nova mulher. Cheguei aqui chorando, deprimida, e depois que coloquei a peruca, me sinto outra pessoa”.

Da Secretaria da Saúde