Dia Nacional do Livro: Agricultura lança publicação sobre alimentação escolar

"Lancheira Escolar" já está disponível para download na biblioteca virtual do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

ter, 29/10/2019 - 20h11 | Do Portal do Governo

Hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro, que celebra a importância da leitura e dos livros na vida dos seres humanos. Em função desta data, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) lançou o livro “Lancheira Escolar”, no dia 27, durante o Mesa São Paulo, dentro do espaço do Governo do Estado no evento, chamado de “Feito em SP”. A obra infantil foi elaborada pelas nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da SAA.

O exemplar já está disponível para download na biblioteca virtual do Cesans e foi criado com o intuito de apresentar alternativas vantajosas e adequadas para o lanche escolar das crianças. “O livro será importante para ensinar os pais a montarem lancheiras com alimentos saudáveis e atrativos para as crianças e irá fornecer várias opções dos grupos alimentares que podem estar presentes na merenda”, afirma Sizele Rodrigues, nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

As receitas presentes na publicação explicam como se fazer lancheiras completas, equilibradas, variadas e divertidas. As receitas foram testadas pelas nutricionistas na cozinha experimental da Codeagro para levar uma alimentação com porções adequadas de carboidratos, proteínas, frutas e legumes, sem esquecer da garrafinha de água para ajudar na hidratação.

Cinco dicas de ouro presentes no livro:

1 – Faça um planejamento semanal com a elaboração dos cardápios e lista de compras. A prática auxilia no controle de gastos, evita desperdício e facilita a rotina.

2 – Providencie lancheira e garrafa térmica, bem como cubos de gelo em gel. O exercício é para facilitar a conservação dos alimentos.

3 – Utilize frutas, legumes e verduras da época. A técnica traz economia por conta da produção dos alimentos estarem em alta e em melhor qualidade e valor nutricional.

4 – Deixe as apresentações mais atraentes, com forminhas de diferentes modelos, moldes de cortes para frutas e desenhos nas preparações, tornando a lancheira mais divertida e atrativa.

5 – Varie os tipos e cores dos alimentos que irão compor a lancheira. A atividade criará um paladar mais diversificado para a criança e garantirá o consumo de diferentes nutrientes.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento