Dia do Servidor Público: conheça o perfil dos mais de 300 mil profissionais da Educação

Além de 242 mil professores, Pasta tem 60 mil profissionais nas áreas administrativas e de apoio

seg, 28/10/2013 - 17h26 | Do Portal do Governo

No dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, é momento de parabenizar os 303.072 profissionais que atuam nas escolas, diretorias de ensino e órgãos administrativos da Educação paulista. Na maior secretaria do Estado de São Paulo, a maioria dos servidores – cerca de 80% – está no chamado “Quadro do Magistério”, atuando em cargos como o de professor, diretor de escola, dirigente de ensino e supervisor de ensino.

Cerca de 18% do total estão inseridos no “Quadro de Apoio Escolar”, nos cargos de agente de organização, agente de serviços, assistente de administração escolar e secretário de escola. Ao todo, mais de 54 mil servidores desempenham essas funções, que são essenciais para o funcionamento das mais de cinco mil unidades escolares do Estado.

Por fim, 2% dos servidores da Pasta atuam no quadro administrativo, desempenhando suas funções nos órgãos centrais da administração ou nas 91 diretorias de ensino distribuídas pelo Estado. Os seis mil profissionais que compõem o chamado “Quadro da Secretaria” são assistentes sociais, analistas administrativos, assessores, assistentes técnicos, diretores técnicos, coordenadores, executivos públicos, entre outros. Até mesmo o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, faz parte desse grupo.

Mulheres são maioria

Assim como no levantamento realizado entre os professores, dentre os profissionais que não atuam no magistério, a grande maioria também é do sexo feminino. No quadro de apoio escolar, por exemplo, elas representam 83,1%, enquanto na área administrativa o percentual é de 78,1%.

Ainda sob esse recorte, a maioria dos servidores da Educação têm mais de 50 anos. Os profissionais dessa faixa etária representam 56,2% daqueles que atuam nas áreas administrativas da Pasta, enquanto o índice registrado entre os integrantes do quadro de apoio escolar é de 38%.

14% são agentes de organização

Depois dos cargos de professor dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Médio, a terceira função mais ocupada na Educação é a de agente de organização escolar. Os servidores responsáveis por zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física das unidades de ensino representam 14% do total de funcionários da Pasta.

O percentual sobe se considerarmos apenas os integrantes do Quadro de Apoio Escolar. Ao analisar especificamente esse grupo, vê-se que 77% desses profissionais desempenham a função de agente de organização.

Na área administrativa da Pasta, considerando apenas os funcionários que integram o quadro da secretaria, a maioria – 40,1% – ocupa o cargo de oficial administrativo. A segunda função com o maior número de servidores – 21,4%, é a de auxiliar de serviços gerais.

Reestruturação

Em 2011, a Secretaria da Educação passou por uma reestruturação física e administrativa a fim de implantar um novo modelo de gestão para substituir a antiga organização, que esteve em vigor por 35 anos.

Com a mudança, as funções administrativas ficam concentradas em unidades específicas, facilitando o desenvolvimento e a organização das tarefas. Os processos burocráticos estão sendo concentrados nas diretorias de ensino, o que irá permitir que professores e equipe escolar se dediquem exclusivamente ao ensino.

No novo organograma, a Secretaria tem como órgãos vinculados o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Na sequência estão posicionadas a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza”, e as coordenadorias de Gestão da Educação Básica, de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, de Infraestrutura e Serviços Escolares, de Gestão de Recursos Humanos e de Orçamento e Finanças. Saiba mais aqui.

Da Secretaria da Educação