Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: SP supera 18 mil carteiras do Espectro Autista

Documento que garante direitos nos serviços públicos e privados já é emitido em 26 postos do Poupatempo

qui, 21/09/2023 - 17h46 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo já se aproxima da emissão de 20 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em todos os 645 municípios paulistas. Até agora, o número é de 18.489 mil documentos que visam facilitar a identificação e os responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista.

A iniciativa é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o documento foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital. E a gestão estadual de SP vem ampliando o apoio presencial para emissão da carteira nos postos do Poupatempo. Até agora, 26 unidades do Poupatempo já contam com salas sensoriais na capital, interior e litoral.

A emissão gratuita do documento já vinha sendo feita desde abril no Poupatempo do Canindé, na zona norte da capital. No local, é oferecido o serviço presencial de orientação para solicitação e cadastro. Todo o processo é validado no próprio posto, com impressão e entrega imediata do documento.

A expansão da emissão das carteiras e do atendimento com salas sensoriais chegou aos postos Poupatempo do Canindé, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa e Santo Amaro, na capital, e nas unidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas Shopping, Carapicuíba, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté.

As salas sensoriais são espaços silenciosos de acolhimento, com equipes especializadas para atendimento a pessoas autistas e neurodivergentes. Os espaços oferecem abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço também dispõe de quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.

Passo a passo

Para obter o documento, é preciso acessar o portal Ciptea (ciptea.sp.gov.br) criado pela Prodesp – a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo –, preencher um cadastro e anexar os documentos solicitados, como foto de rosto e laudo médico. Quando aprovada, a carteirinha ficará disponível para download e impressão.