Dia da Consciência Negra tem programação especial no Parque da Juventude

As atividades são gratuitas e destinadas a toda a família

seg, 19/11/2012 - 10h14 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 20 de novembro, o Governo do Estado de São Paulo celebra o Dia da Consciência Negra com uma programação especial no Parque da Juventude, próximo ao metrô Carandiru, das 11h às 20h. O evento reúne nomes importantes do samba, como o grupo Fundo de Quintal, a cantora Fabiana Cozza, a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, Nega Duda e o Samba do Recôncavo Baiano, entre outros. As atividades são gratuitas e destinadas a toda a família.

A partir das 11h, o público infantil poderá se encantar com as contações de histórias do universo afro. Enquanto isso, na marquise da Biblioteca de São Paulo, os amantes de chorinho podem apreciar a apresentação de Henrique Araújo e Regional Imperial, grupo que interpreta clássicos do gênero musical.

Manifestações tradicionais da cultura afro serão representadas por diferentes grupos, entre eles, a Congada de Santa Efigênia, o Moçambique de São Benedito de São Paulo e a Congada Divino Espírito Santo, reunidos no espaço aberto do parque, às 12h45. A capoeira também estará presente, com as rodas de Capoeira Regional e Capoeira Angola.

Na marquise, o samba continua, às 15h, com Nega Duda e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano – registrado, em 2004, como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Iphan, e proclamado obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2005.

Logo depois, às 16h, a cantora Fabiana Cozza sobe ao palco para celebrar seus 15 anos de carreira ao lado dos convidados especiais Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, Tias Baianas Paulistas, Barão do Pandeiro, Ione Papas e Juliano Juba. Fabiana é uma importante intérprete da música brasileira contemporânea e já cantou ao lado de nomes consagrados, como Lecy Brandão, João Bosco, Luiz Melodia, entre outros.

Às 17h30, entra em cena o Afoxé Filhos da Coroa de Dada, primeiro afoxé de São Paulo, fundado na década de 80. Trata-se de um cortejo de rua, embalado por um ritmo africano em que predomina a percussão.

No palco principal, a DJ Simone Lasdenas embala diferentes artistas, entre eles os rappers Lurdez da Luz e Rael da Rima. Por fim, o grupo de samba Fundo de Quintal encerra as celebrações, às 18h, com participações de Adriana Moreira, Chocolate e Graça Braga. Tradicional, o Fundo de Quintal nasceu em meados dos anos 80 e interpreta no dia 20 canções famosas, como “O Show tem que continuar”, “A amizade” e “Fada”.

Realização

O Show da Consciência Negra é uma co-realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e Coordenação de Políticas para as Populações Negra e Indígena; e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Participação e Parceria e Coordenadoria de Assuntos da População Negra.

Confira a programação completa do Dia da Consciência Negra.

Da Secretaria da Cultura