Dez bicicletários do Metrô começam a funcionar nesta sexta

Ciclistas poderão solicitar empréstimo de bicicleta ou estacionar o equipamento nas estações

sex, 05/07/2013 - 12h38 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo recebe nesta sexta-feira, dia 5, dez novos bicicletários. Instalados no Metrô, os ciclistas poderão solicitar empréstimo de bicicleta ou estacionar o equipamento nas seguintes estações: Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília.

Todos os bicicletários serão equipados com caixas de ferramentas, composta de bomba de encher pneu, remendo e cola para auxilio aos ciclistas e bebedouros.

Inicialmente, serão oferecidas pela Brasil e Movimento (FGTV Produções), empresa credenciada pela Companhia do Metropolitano, 10 vagas para estacionamento e, no mínimo, 10 bicicletas para empréstimo em cada estação. O serviço será realizado em parceria com a ASCOBIKE – Associação dos Condutores de Bicicletas de Mauá.

Na modalidade estacionamento, as 12 primeiras horas serão gratuitas. Após esse período, haverá cobrança de R$ 2 por hora de uso. Para empréstimo, a primeira hora será gratuita. Após esse período, a cobrança será de R$ 2 por hora.

Para utilizar o bicicletário, o interessado deverá preencher uma ficha de cadastro contendo: nome, RG, endereço, marca da bicicleta, cor, valor e contrato de compromisso que conste a obrigação do usuário de trancar seu equipamento com cadeado de boa qualidade.

O cadastro inicial poderá ser feito em qualquer um dos bicicletários. As informações ficam registradas em rede e o usuário pode utilizar qualquer outro bicicletário do Metrô. Para isso, os equipamentos serão identificados com uma placa numérica ou código de barra.

Na apresentação para a guarda da bicicleta, por medida de segurança, o usuário terá que se identificar. Em seguida, será feita a conferência dos seus dados cadastrais. Então, o usuário receberá um ticket que comprova a guarda da bicicleta naquela data. Este mesmo ticket deverá ser apresentado para a retirada da bicicleta. Se o documento for extraviado, o usuário deverá assinar um termo informando que retirou a bicicleta naquela data sem apresentar o comprovante de estacionamento.

O ciclista que não for cadastrado previamente ou não portar documento de identificação não poderá utilizar o serviço.

A empresa credenciada ficará responsável por ocorrências como dano, roubo ou furto dos equipamentos e deverá providenciar seguro para cobertura de responsabilidade civil.

O funcionamento será das 7h às 22h de segunda a sexta. Nos primeiros 60 dias, os bicicletários abrirão de segunda a domingo no mesmo horário, inclusive aos feriados.

Brasil e Movimento

A empresa foi pioneira na implantação e gerenciamento do sistema de transporte público por bicicletas no país, em Campinas (SP) e São Caetano (SP), cidade pioneira em empréstimos desses veículos para pessoas idosas e com deficiência. É sócia da Movement Barcelona – que gerencia o transporte público de bicicletas em países da Europa, Estados Unidos, México e Peru. É responsável também pelo BICING em Barcelona.

ASCOBIKE

A ASCOBIKE é uma organização não governamental que promove uso da bicicleta como alternativa de transporte economicamente viável e sustentável. Com sede em Mauá (SP), a associação apoia a paz e a educação no trânsito, busca junto aos órgãos governamentais condições para proteção das bicicletas e ciclistas e orienta ciclistas, motoristas e pedestres sobre os direitos e obrigações contidas no Código de Trânsito Brasileiro.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
(11) 3291-9801 / 9803