Detran.SP: emissão de CNHs para surdos cresce e abre ‘mundo de oportunidades’

Serviço especial está disponível em todas as unidades do Estado

qui, 23/05/2019 - 18h19 | Do Portal do Governo

Emerson Luiz de Araújo Andrade, de 28 anos, tem um sonho que, para muitos, não passa de rotina: dirigir até a praia. Diagnosticado com surdez severa desde o nascimento, ele não imaginava que poderia realizá-lo, até conseguir sua habilitação.

Desde 2013, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece atendimento exclusivo a surdos. De lá para cá, o aumento na emissão de CNHs para surdos foi de 38,5%. Só no ano passado foram 5.889 CNHs emitidas para esse público no Estado:

CNHs emitidas para surdos
– 2013: 4.251
– 2014: 4.512
– 2015: 5.254
– 2016: 5.406
– 2017: 5.717
– 2018: 5.889

Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Andrade contou que se sentia inseguro para fazer os testes para habilitação, mas que acabou encorajado por amigos surdos que fizeram. “Eles me disseram que era tranquilo, que tinha auxílio. Então fui lá e fiz”, disse Andrade.

Já Bruno Dadalto Barbosa, de 30 anos, passou pela prova teórica e agora vai fazer o exame prático. Quando estiver habilitado, quer usar o automóvel da família para passear, ir ao supermercado e também arrumar um emprego em que possa dirigir.

“Uma das nossas maiores dificuldades com emprego é a comunicação. Como motorista é uma atividade que não exige tanta comunicação, é uma oportunidade. Futuramente, pretendo também tirar carteira para dirigir caminhão”, disse Barbosa.

Como funciona?

O Programa de Atenção à Acessibilidade do Detran.SP auxilia os surdos na prova teórica de habilitação. O teste tem mediação online de uma intérprete em Libras, que ajuda os candidatos na leitura das questões, permitindo a igualdade entre os cidadãos.

O serviço para surdos está disponível em todas as unidades do Detran.SP do Estado. Desde 2013, já foram emitidas 26.778 CNHs para surdos. O trabalho ainda inclui prova adaptada. No ano passado, foram 451 solicitações. Desde 2013, foram 1.323.

O Detran.SP disponibiliza no portal www.detran.sp.gov.br um tutorial em Libras para orientar os cidadãos surdos sobre as etapas do processo de habilitação e também como requerer a prova adaptada com o auxílio da intérprete.

O processo é o mesmo para todos os cidadãos: aulas e provas teórica e prática, e exames médico e psicológico. “Digo pra todo mundo que é muito fácil. O auxílio da intérprete na tela com computador é fundamental e funciona”, disse Bruno Dadalto Barbosa.

Atenção no trânsito

De acordo com Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.SP e responsável pelo atendimento aos surdos, a atitude preventiva dos surdos no trânsito faz deles um dos segmentos de condutores com menos CNHs suspensas.

“Os condutores surdos costumam ser organizados e prevenidos. Planejam o trajeto antes de sair de casa. Devido a perda auditiva, eles têm a virtude de serem mais atenciosos no trânsito. Essa virtude é digna de nota e supera qualquer forma de preconceito”, disse.

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança  para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

Informações ao cidadão

  • Portal: www.detran.sp.gov.br
  • Disque Detran.SP: Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300-101-3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões): Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”

Assessoria de Comunicação
Detran.SP
imprensadetran@sp.gov.br
(11) 3627-7348 / 7886 / 7467 / 7232 / 7353 / 7371 / 7345